Se você acabou de se casar ou têm vários anos de casada, com certeza pensou em alguma momento “Eu devo fazer uma Bodas?” ou “O que fazer em cada Bodas de Casamento?”.  Então, venha entender junto comigo, o que são as Bodas e qual comemoração se faz em cada uma.

Na foto é possível ver do ombro até o quadril. Do lado esquerdo é uma mulher de vestido branco, com pulseiras. Do lado direito um homem de terno marrom escuro e um relógio grande no pulso. Ambos estão bem próximos e estão segurando juntos um buquê de flores. Esta é uma imagem para introduzir o assunto deste post, que é "o que fazer em cada Bodas de Casamento?"
Com as Bodas se renova o amor, venha ver dicas em o que fazer em cada uma das suas. (Reprodução/Pexels)

O que são as Bodas?

Antes de tudo, é importante entender as origens. A palavra “boda” tem origem no latim e seu significado é “promessa“. Ou seja, a cada período de tempo, se renova as promessas feitas no dia do casamento. Assim, é um momento valoroso para o casal. Á principio, este costume começou na Alemanha. Em que o casal quando completava 25 anos juntos ganhavam uma coroa de prata e com 50 anos ganhavam uma coroa de ouro. Com o passar dos tempos, os anos se encurtaram, e agora é possível comemorar todo ano se quiser.

Sobretudo, pelos nomes, conseguimos ver uma evolução da resistência do casal, colocada nos presentes ou nas comemorações. Se começa no primeiro ano, pelas Bodas de Papel, que é frágil. Com 25 anos, tem uma das mais celebradas, que é a Bodas de Prata, que é mais durável. E o último classificado, é o de 100 anos, com o Jequitibá, que é uma árvore muito resistente, usada na construção civil, para além, traz a ideia de algo que está enraizado, neste caso o amor, que teve sua raiz e deu frutos.

Quem se casou por agora, e está nos primeiros meses, pode-se fazer um ” “mêsversário”.

Caso queira conhecer a lista completa de nomes, desde os “mêsversários” até os 100 anos, clique aqui. O objetivo deste post é te dar ideias do que fazer nos principais deles.

Agora que já deixamos os conceitos estabelecidos, vamos focar no que fazer em cada Bodas de Casamento. Lembrando que os nomes podem variar dependendo da região ou país em que se encontra.

– Primeiro mês de casados – Bodas de Beijinhos

Mesa branca. Na esquerda tem um prato com quatro doces beijinhos, com palitos fincados que tem um adesivo na ponta com o desenho de um beijinho na forma, escrito respectivamente "beijo chinês", "beijo francês", "beijo borboleta", e o último é um papel vermelho cortado no formato de uma boca. No centro, tem um papel com a receita do beijinho, mais uma pequena plantinha junta. Na direita, tem um bolo de tamanho médio, com beijinhos envolta, e espetos com papel vermelho cortado em formato de boca. Esta é a representação da primeira ideia do que fazer na boda de casamento.
Fazer beijinhos juntos é uma ideia doce e divertida para comemorar o primeiro mês juntos. (Reprodução/Pexels)

O primeiro mês depois da cerimônia de casamento, é marcado pelas descobertas, o inicio da vida a dois. Por isso, é uma boa ideia comemorar este primeiro mês com uma Bodas.

O legal de cada Bodas é que algumas te trazem inspiração do que fazer no nome. Esta é chamada de “Beijinhos”, em referência ao doce brasileiro, feito com leite condensado, coco e cravo-da-índia. Desse modo, vocês podem preparar juntos os beijinhos e até mesmo fazer uma festa, seja a dois ou com alguns amigos. Ademais, outra ideia, seria assistir um filme e sair para jantar. O importante, é passar um tempo juntos!

– Primeiro ano de casados – Bodas de Papel

A imagem foi tirada de cima para baixo. Pode-se ver o chão que é branco com pontinhos pretos, e tem duas pessoas que só pode-se ver seus pés e mãos,  segurando seus passaportes, que são da cor preta, dentro de um dos passaportes tem um papel que provavelmente é a passagem, no canto inferior direito tem um mala de rodinhas rosa. Esta é para representar outra ideia do que fazer em cada boda de casamento.
Viajar ajuda a se conectar mais ainda. (Reprodução/Pinterest)

É mais comum se fazer a comemoração de um ano juntos. Onde se conheceu melhor seu parceiro, começaram a ter desafios e adaptações.  Por esse motivo, que o papel é o nome da vez. Ele é frágil, maleável, mas ao mesmo tempo, se escreve nele os sonhos para o futuro.

Vamos as ideias. Primeiro, sessão de fotos, pois vocês vão gostar de olhá-las daqui alguns anos e relembrar como tudo começou. Segundo, uma viagem. Se não tiver como tirar umas férias do trabalho, pelo menos no final de semana ir visitar um clube, uma cidade vizinha.

– Dez anos de casados – Bodas de Estanho ou Zinco

Tem uma mulher deitada na cama, cheio de travesseiros e lençol branco.  Ela usa chapéu cor creme redondo com fita marrom, blusa curta branca, calça jeans azul claro, com a barra dobrada e está descalça. No primeiro plano da imagem vemos uma mão carregando uma bandeja com mini panquecas, morangos cortados em cima e ao lado e fatias de laranja.
Faça este dia inteiro ser especial. (Reprodução/Pexels)

Ao chegar aqui, vocês já passaram por altos e baixos. Aprenderam a ser mais flexíveis. Portanto, assim como o estanho e o zinco servem para proteger o ferro da corrosão, essa Bodas simboliza proteger o casamento das eventuais dificuldades.

Para comemorar, poderão passar um tempo juntos, recordando os melhores momentos, lembranças, como se conheceram. Sendo assim, uma ideia é começar o dia de forma bem romântica é com café da manhã. Bem como, dar alguns presentes, como: um quadro comemorativo, um pote com frases cheias de elogios, amor e memórias.

– Vinte e cinco anos de casados – Bodas de Prata

Pode-se ver o casal só do queixo para baixo. A mulher está com um vestido branco ombro-a-ombro, usa um colar fino e uma pulseira no pulso. Ele está de terno preto, e coloca a aliança no dedo dela.
Renove suas alianças. (Reprodução/Pexels)

A prata é muito resistente, representado a estabilidade que se encontrou no relacionamento. Com certeza, é uma das Bodas mais conhecidas e comemoradas.

Depois de vinte e cinco anos juntos, é uma boa pedida renovar os votos do casamento em uma festa. E até mesmo renovar as alianças, que você pode comprar aqui na Altar. 

– Trinta anos de casados – Bodas de Pérola

A parede é de pedras brancas, e te um planta e uma banheira no canto esquerdo. No primeiro plano da imagem tem duas camas com lençóis brancos e travesseiro e toalha laranja.
Aproveitem o dia para relaxar. (Reprodução/Pinterest)

A formação de uma pérola, vem do mecanismo de defesa da ostra para se proteger, ela envolve em seu interior o invasor com uma substância dura de calcário (que é a pérola). Tal qual, acontece com um casamento, com o passar dos anos, surgem diversas “ameaças” e desafios, e os casais os superam, deixando o relacionamento mais bonito.

À vista disso, uma ideia é marcar neste dia um Spa, em que possam tirar um tempo para cuidar de si mesmos e relaxar. Outra ideia, é trocar presentes que tenham pérolas neles, como colares ou algo bordado.

– Cinquenta anos de casados – Bodas de Ouro

No fundo há uma paisagem de várias árvores, tem um lago e no primeiro plano da imagem há cadeiras ao redor de uma longa mesa com copos e pratos.
Faça uma festa para comemorar todos esses anos juntos. (Reprodução/Pexels)

O ouro é um metal raro, que não pode ser fabricado e é muito maleável, por isso, é bastante valioso. O que representa as características de um casamento que conseguiu durar meio século. Quer dizer, que se manteve forte e único.

O casal pode escolher voltar na igreja em que se casou ou no local em que se conheceram e renovar os votos, trocando por novas alianças de ouro (lembrando que aqui na Altar temos alianças personalizadas). Na cerimônia, podem ler poemas com suas declarações de amor. Também há comemorações mais simples, pode ser um almoço ou jantar em família, por exemplo.

 

No final das contas, você pode misturar essas ideias, usar uma em outro ano e vice-versa.

Me conta nos comentários qual ideia você mais gostou, se você e seu amor já tiveram alguma boda ou se pretendem ter.

 

 

Comentários (4)

Deixe uma resposta