Encontrar o modelo de alianças perfeito é uma jornada diferente para cada um. Por isso, é necessário o conhecimento das diferenças entre elas, como o que é aliança reta, abaulada e côncava.

Afinal, os gostos pessoais, orçamento e conhecimento afetam nessa decisão.

Portanto, é necessário muita pesquisa para encontrar uma que encaixe nas condições de vocês e combine com o que vocês sonhavam.

Bem como, ir conhecendo sobre as alianças em si, para facilitar nessa caminhada.

Então, vou te apresentar os formatos externos que as alianças podem ter, sendo elas: retas, meia canas ou côncavas.

Par de alianças em cima de uma fita rosa, perto de um buquê.
Temos um guia completo sobre todos os aspectos das alianças, clique aqui para ler. Esse post tem o propósito de aprofundar a questão do formato externo para facilitar na sua decisão. (Reprodução/Unsplash)

Qual a diferença entre o formato externo e interno das alianças?

Antes de mais nada, é preciso explicar que há uma diferença entre o formato externo e o interno de uma aliança.

Isso depende de como você escolhe que ela será moldada em sua produção. Por exemplo, uma aliança pode ser redonda por dentro e reta por fora.

O formato interno de uma aliança diz respeito ao seu conforto somente. Ou seja, qual a sensação que terá no seu dedo ao criar contato.

  • Primeiro, tem o “tradicional”, que é feito de chapa reta, sendo uma opção mais econômica.
  • Segundo, há a “anatômica”, que se ajusta ao formato do seu dedo, de modo que é mais confortável, para ter esse efeito, é usado mais material (seja o ouro ou prata) e portanto tem um preço superior.

Enquanto isso, o formato externo é a aparência da aliança que você verá, qual o design do lado de fora.

Então, quando alguém diz que prefere alianças redondas é disso que ela está falando e o que vamos ver agora.

Alianças finas prata em uma caixinha verde
A escolha entre alianças retas, arredondadas e côncavas é muitas vezes influenciada pelo gosto pessoal do casal, sendo importante considerar o estilo que melhor reflete a sua preferência estética. (Reprodução/Unsplash)

Tipos de Alianças e seu Design Externo

Aliança Reta

Para iniciar, as alianças retas, também conhecidas como planas ou quadradas. Isso porque, se você observar sua borda/extremidade verá que ela tem uma superfície reta.

Existe uma maior variedade de modelos com esse formato, talvez por ser moderno e imponente.

Combinando e ficando bonito com diferentes tipos de cravações de pedras.

Meia-cana ou Abaulada

Em seguida, temos o modelo meia-cana, mas também chamada de abaulada, que basicamente é a redonda.

Isto é, suas bordas se curvam para dentro. Criando um efeito mais romântico e clássico, muito usada por aqueles que gostam das alianças tradicionais.

Afinal, independente quanto tempo passe, esse formato sempre continua desejado pelos casais.

O que não impede que você adicione detalhes diferentes nele, seja o acabamento, pedras, riscos, etc.

Aliança Côncava

Por último, um formato inusitado, que se diferencia e chama atenção por sua beleza.

A côncava é feita por uma curva, que afunda no meio e deixa as laterais proeminentes.

Sua vantagem é que mesmo que você não adicione muitos detalhes numa aliança côncava, ela ainda vai se sobressair só por seu formato encantador.

Alianças para cada formato de mão:

É importante ressaltar que você deve escolher o tipo de aliança a partir de sua preferência! Qual você mais gosta ao experimentar!

Mas, nós sabemos que muitos casais estão comprando pela internet, visto que é muito mais fácil, prático e com variedades. Assim, sabemos que vocês procuram dicas para saber qual ficará melhor em você!

Então, segue algumas recomendações:

  1. Mãos Pequenas ou Dedos Curtos: Aliança reta. Esses estilos ajudam a criar a ilusão de dedos mais longos, proporcionando uma aparência mais delicada e elegante.
  2. Mãos Longas ou Dedos Finos: Aliança abaulada ou côncava. Esses estilos preenchem o espaço ao redor dos dedos, adicionando um toque de volume e destacando a beleza das mãos longas.
  3. Mãos Largas ou Dedos Robustos: Alianças reta ou côncava. Alianças retas ajudam a manter uma aparência equilibrada, enquanto as côncavas oferecem um toque de inovação, desviando a atenção da largura.
Colocando aliança quadrada no dedo anelar na mão da noiva
A consulta a um joalheiro especializado pode proporcionar insights valiosos sobre as características únicas de cada estilo, ajudando o casal a tomar uma decisão informada sobre a escolha de suas alianças de casamento. (Reprodução/Unsplash)

Me conta nos comentários o que achou de saber dessas diferenças, se você já tinha uma ideia do que era ou não!

Sempre postados esse tipo de ajuda por aqui, para você comprar seu par com consciência de acertar tudo e ser melhor do que você imaginava.

Para além daqui, nos contate pelo Whatsapp ou Direct do Instagram para tirar suas dúvidas que faremos suas alianças ser tudo que você precisava.

Temos um catálogo pronto o qual você pode fazer modificações, assim como, pedir algum sob encomenda.