Talvez você nem saiba o que são, mas provavelmente já viu em várias joalherias as pedras de zircônia. Bastante usadas em anéis, brincos, colares, etc., visto que elas se parecem bastante com diamantes, mas em um preço menor. Se quer entender mais sobre elas e quais suas vantagens, continue lendo.
O que são as pedras de zircônia?
Falando de forma mais técnica, o óxido de zircônio (ZrO2), conhecido também como zircônia, é um mineral raro, chamado baddeleyíta, que cristaliza no sistema monoclínico (ou seja, com três eixos cristalográficos de comprimentos diferentes). Contudo, a mais usada é a zircônia artificial, feita em laboratório, de mesma composição química, mas que cristaliza no sistema cúbico (três eixos cristalográficos de mesmo tamanho), sendo chamada de zircônia cúbica, como explica o site da Secretária da Educação.
Basicamente, é uma pedra sintética que imita o diamante. Pois, tem uma aparência muito semelhante, só pessoas acostumadas com joias e semijoias sabem notar as diferenças. Por exemplo, o diamante tem um brilho mais profundo, afinal ele é natural. Enquanto, a zircônia tem um brilho de efeito arco-íris.
Quais as vantagens dela?
Quando se usa a palavra imitação dá uma impressão negativa. No entanto, a verdade é que ela é muito utilizada justamente por ter várias vantagens.
1- Seu preço
Como foi dito, as zircônias tem um preço consideravelmente mais barato. Enquanto, um quilate de diamante custa mais de 4 mil reais, uma pedra de zircônia tem o valor médio de 60 reais. Assim, você terá uma aliança muito bonita e charmosa, em um preço menor.
2- Seus formatos
Em comparação com outros metais, a zircônia tem uma variedade muito maior de formatos. Exemplo disso, aqui na Altar, tem o formato de coração, como na foto abaixo. Bem como, de brilhante, que é a pedrinha redonda. Além de navete, que parece um olho. Também tem a quadrada e a baguete (que tem um formato de retângulo).
3- Sua resistência
Na Escala de Mohs, que quantifica a dureza dos metais, o diamante está classificado como 10, já a zirconia com 8,5. Ou seja, ela ainda é altamente resistente a impactos.
Além disso, a zircônia é conhecida por ser resistente a corrosão, o que a faz durar. Posto que é biocompatível e não é tóxica. Inclusive, ela é usada para próteses dentárias. Desse modo, você sabe que é seguro o contato dela com o corpo e não vai trazer reações alérgicas.
4- A manutenção (Fácil de limpar)
Toda peça precisa ser limpa. A zircônia tem a vantagem de ser muito fácil de limpar em casa. Se você perceber que a sujou ou que ela não anda tão brilhante, é só pegar um detergente neutro, água morna e uma escova macia e limpar com cuidado, sem forçar muito.
Lembrando que assim como toda aliança, mas principalmente as com pedras, é indicado tirar quando for lavar a casa ou entrar na piscina, para não ter contato com cloro.
5- Popularidade
Apesar de ser recente, a zircônia já é uma pedra muito utilizada em alianças. Ademais, ela é normalmente incolor, mas pode ser feita em diferentes cores. E é unissex, então você pode colocar só no seu anel ou no seu e no do seu noivo/marido.
Agora que você já sabe o que são as pedras de zircônia, venha adquirir algumas de altíssima qualidade na sua aliança, aqui na Altar. Alguns modelos foram mostrados nesse artigo, mas tem uma maior variedade no nosso site. Além de que você pode moldar a sua no formato que quiser no nosso personalizador.
Me conta nos comentários o que achou!