Talvez você nem saiba o que são, mas provavelmente já viu em várias joalherias as pedras de zircônia. Bastante usadas em anéis, brincos, colares, etc., visto que elas se parecem bastante com diamantes, mas em um preço menor. Se quer entender mais sobre elas e quais suas vantagens, continue lendo.

Duas alianças pratas em cima de uma flor.
Se você gosta de pedras na sua aliança, vai gostar dessa opção acessível. (Reprodução/Unsplash)

O que são as pedras de zircônia?

Falando de forma mais técnica, o óxido de zircônio (ZrO2), conhecido também como zircônia, é um mineral raro, chamado baddeleyíta, que cristaliza no sistema monoclínico (ou seja, com três eixos cristalográficos de comprimentos diferentes). Contudo, a mais usada é a zircônia artificial, feita em laboratório, de mesma composição química, mas que cristaliza no sistema cúbico (três eixos cristalográficos de mesmo tamanho), sendo chamada de zircônia cúbica, como explica o site da Secretária da Educação.

Basicamente, é uma pedra sintética que imita o diamante. Pois, tem uma aparência muito semelhante, só pessoas acostumadas com joias e semijoias sabem notar as diferenças. Por exemplo, o diamante tem um brilho mais profundo, afinal ele é natural. Enquanto, a zircônia tem um brilho de efeito arco-íris.

Joalheira conferindo veracidade da joia.
Pessoas comuns não costumam ver as diferenças. Mas, uma dica, é usar zircônias menores, porque fica mais difícil de perceber. (Reprodução/Pexels)

Quais as vantagens dela?

Quando se usa a palavra imitação dá uma impressão negativa. No entanto, a verdade é que ela é muito utilizada justamente por ter várias vantagens.

1- Seu preço

Como foi dito, as zircônias tem um preço consideravelmente mais barato. Enquanto, um quilate de diamante custa mais de 4 mil reais,  uma pedra de zircônia tem o valor médio de 60 reais. Assim, você terá uma aliança muito bonita e charmosa, em um preço menor.

Par de Alianças de Prata Arredondadas com Acabamento Escovado e Cravação do Tipo Olho utilizando Zircônia
Exemplo de uma aliança com zircônia acessível, para comprá-la, clique aqui.

2- Seus formatos

Em comparação com outros metais, a zircônia tem uma variedade muito maior de formatos. Exemplo disso, aqui na Altar, tem o formato de coração, como na foto abaixo. Bem como, de brilhante, que é a pedrinha redonda. Além de navete, que parece um olho. Também tem a quadrada e a baguete (que tem um formato de retângulo).

Par de Alianças Côncavas de Ouro Amarelo com Coração de Zircônia
Venha conhecer no nosso site essa aliança em ouro 18 com zircônia em formato de coração.

3- Sua resistência

Na Escala de Mohs, que quantifica a dureza dos metais, o diamante está classificado como 10, já a zirconia com 8,5. Ou seja, ela ainda é altamente resistente a impactos.

Além disso, a zircônia é conhecida por ser resistente a corrosão, o que a faz durar. Posto que é biocompatível e não é tóxica. Inclusive, ela é usada para próteses dentárias. Desse modo, você sabe que é seguro o contato dela com o corpo e não vai trazer reações alérgicas.

Par de Alianças Côncavas Bicolores de Ouro Amarelo e Branco e Brilhante Grande de Zircônia
Essa aliança bicolor de ouro amarelo e branco, com uma zircônia lapidada em forma de brilhante, está em promoção no site. Assim como, as outras mostradas neste texto.

4- A manutenção (Fácil de limpar)

Toda peça precisa ser limpa. A zircônia tem a vantagem de ser muito fácil de limpar em casa. Se você perceber que a sujou ou que ela não anda tão brilhante, é só pegar um detergente neutro, água morna e uma escova macia e limpar com cuidado, sem forçar muito.

Lembrando que assim como toda aliança, mas principalmente as com pedras, é indicado tirar quando for lavar a casa ou entrar na piscina, para não ter contato com cloro.

Par de Alianças Retas Finas de Ouro Branco e com cravação de Zircônia Quadrada
Elas são lindas e fáceis de se manter, como não se apaixonar? Adquira a sua aqui.

5- Popularidade

Apesar de ser recente, a zircônia já é uma pedra muito utilizada em alianças. Ademais, ela é normalmente incolor, mas pode ser feita em diferentes cores. E é unissex, então você pode colocar só no seu anel ou no seu e no do seu noivo/marido.

Agora que você já sabe o que são as pedras de zircônia, venha adquirir algumas de altíssima qualidade na sua aliança, aqui na Altar. Alguns modelos foram mostrados nesse artigo, mas tem uma maior variedade no nosso site. Além de que você pode moldar a sua no formato que quiser no nosso personalizador.

Me conta nos comentários o que achou!

Deixe uma resposta