Diamantes são pedras raras formadas de carbono. Por serem difíceis de serem obtidas e demorarem milhares a milhões de anos para se formarem, são muito desejados e considerados objetos de luxo. Por serem tão especiais, é comum serem usados em alianças, assim como em outras joias. Além disso, sua beleza é única, pois reflete a luz de forma que uma pedra artificial não consegue. Se você está no processo de comprar alguma joia com diamante, deve ter visto o termo “pontos” e “quilates”, mas sabe o que eles significam? Venha aprender conosco!

Anel de noivado cravejado com diamantes
Caso prefira comprar uma aliança de pedra artificial, como a zircônia, não há problema. Ela é muito bonita e bem mais barata. Esse texto também vai te auxiliar nesse caso. (Reprodução/Unsplash)

Quilate

Primeiramente, é preciso entender o conceito de quilate de diamante. Ele se refere ao peso das pedras preciosas. Ao invés de usar quilos ou gramas que seriam números grandes, usa-se quilates como forma de medida específica para os diamantes.

Desse modo:
1 quilate = 0,2 gramas

imagem com desenhos de brilhantes em diferentes quilates
Na imagem é possível as numerações de quilates. Porém, não confunda a palavra quilates com kilates. Quilate é o peso do diamante. Kilate é o nível de pureza do ouro. Para entender melhor leia nosso artigo explicando sobre, clique aqui. (Reprodução/Tiffany)

Quanto mais pesado, maior o diamante e portanto mais alto o valor. Mas, o importante quando se refere a diamantes é saber cortar a gema para favorecer seu brilho. Por isso, é importante comprar de lugares confiáveis que tenham bons profissionais.

Outro ponto, para você conhecer mais de diamantes, é que eles podem ser cortados em diferentes formatos. O que é conhecido como “lapidação”. Sendo que o mais comum deles é o brilhante (redondo) e o princess (quadrado).

Imagem com diferentes tipos de lapidação de diamantes.
Após lapidar a pedra com um dos formatos da imagem, o joalheiro faz o processo de cravação na aliança ou joia em questão. (Reprodução/Comprajoiasbh)

Pontos

Em seguida, há os pontos dos diamantes, que é outra medida de peso. Para fazer esse cálculo, pode ser através  do diâmetro da aliança, porém ele só indica um valor aproximado. Então, normalmente é  por meio do peso, ou seja, mede quantas gramas tem, converte para quilates e depois pontos.

1 quilate = 0,2 gramas = 100 pontos

Como é comum comprar diamantes menores que um quilate, muitas lojas preferem colocar o número só em pontos, pois assim o número não fica “picado” e fica mais fácil de visualizar.

Exemplo: Meio quilate (0,5 quilate) = 50 pontos

Imagem com diamantes, comparando o tamanho de quilates, pontos e diâmetros.
A abreviação de pontos é pts. Já de quilates é ct. Como é possível reparar na foto, em que tem o peso das gemas tanto em pontos, quilates e diâmetro. (Reprodução/Perfect Diamonds)

Incrível como o mundo dos diamantes tem essas peculiaridades, não é verdade? Como eles deixam os acessórios muito mais bonitos, é interesse aprender sobre, para comprar com confiança.

Falando nisso, aqui na Altar, com o propósito de deixar as peças mais econômicas para o cliente, utilizamos a pedra de zircônia, que é a imitação mais próxima do diamante. Entretanto, se o diamante é algo essencial para ti, é só solicitar que fazemos com ele, utilizando quantos quilates e pontos você quiser!

Por fim, me conte nos comentário se sobrou alguma dúvida e qual outro assunto envolvendo joias e alianças você quer no blog.

Deixe uma resposta