Chegou o tão esperado momento de realizar o pedido de casamento, mas você não sabe como fazer isso. O pedido de casamento é um dos momentos que mais assustam qualquer pessoa. Dessa forma, uma das principais coisas que se precisa ter em mente antes de realizar o pedido é se preparar.

A preparação é a melhor maneira de realizar um pedido romântico. Apesar do dia do casamento ser o mais importante, o dia do pedido será eternizado também.

Dessa forma, separamos algumas dicas para você não errar na hora de realizar o pedido.

Homem ajoelhado fazendo pedido de casamento, estão em cima de um local alto e ambos vestem roupas na cor verde musgo

Conheça 18 ideias de pedidos de casamento, clicando aqui. (Reprodução/Unsplash)

Manter um bom diálogo

A primeira dica é manter um bom diálogo. Para qualquer relacionamento funcionar é preciso conversar. Dessa forma, nada fica sob o tapete e todas as decisões do casal serão tomadas em conjunto.

Portanto, um dos momentos mais decisivos na vida de um casal é o momento do pedido de casamento. Além disso, circulam pela internet vários pedidos que fracassaram, e que a noiva ou noivo disseram não.

Porém, isso tem várias causas e uma delas é a falta de diálogo. Dessa forma, é preciso conversar sobre a vontade de se casar. Por mais que a surpresa seja um ato romântico, ela pode ser muito desconfortável.

Antes de decidir realizar o pedido, converse com seu parceiro ou parceira se ele está pronto para esse momento.

Casal conversando sentados em uma cafeteria

Portanto, caso seja da vontade de ambos se casar, aí você optar por realizar um pedido grandioso ou simples. Todavia, é preciso respeitar as vontades do parceiro. (Reprodução/Unsplash)

Estabilidade financeira

Por mais que o dinheiro não seja a coisa mais importante, casar é caro. O amor é algo lindo e não se preocupa com dinheiro. Todavia, o evento em si custa dinheiro e a vida de casado precisa de estabilidade financeira.

Portanto, antes de decidirem se casar, faça um bom planejamento financeiro. Afinal, um bom casal é aquele que funciona bem em todos os âmbitos. Então, um dos principais fatores que atrapalham no sucesso de um casamento tem a ver com a questão financeira. Dessa forma, começam as brigas sem motivo e uma infinidade de problemas.

Comecem com um diálogo aberto e sincero sobre o desejo de se casar. Após isso, elaborem um plano financeiro com todos os gastos que terão quando casados. Por último, caso tudo saia como o esperado, realize o pedido de casamento.

Aliança de noivado

Isso não pode faltar na hora de realizar o pedido. Assim como em filmes românticos, a vida real exige algumas coisas básicas. Dessa forma, além de todo o planejamento que deve ser realizado antes de fazer o pedido é preciso mais.

Portanto, uma dessas coisas é a escolha da aliança de noivado. A aliança de noivado será a prova que o casal passou da fase de namorados e agora são noivos.

Além disso, a aliança de noivado se difere um pouco da aliança de compromisso.

Então, conheça a Altar Alianças. Aqui temos modelos incríveis, mas também adaptamos os detalhes como você quiser. Todas as peças são em Ouro 18K e vem com garantia de autenticidade.

Imagem de caixinha marrom com par de alianças e anel solitário, em cima uma faixa da altar alianças

Está se popularizando no Brasil, o costume estadunidense e europeu de se dar um anel solitário.

Escolha do local

Além disso, é importante também escolher uma outra coisa: o local. Existem diversas coisas a serem levadas em consideração na hora de escolher o local do pedido. Portanto, existem questões que precisam da sua atenção nessa hora. O tipo de pedido que você deseja realizar, se pretende chamar a família e uma infinidade de coisas.

Para aqueles que buscam por mais romance, existem algumas maneiras de realizar isso. É possível alugar até mesmo uma sala de cinema e realizar o pedido como em um filme. A dica aqui é ousar e fazer algo que seja lembrado.

Entretanto, existem casais mais reservados que não gostam muito de chamar a atenção. Portanto, nesses casos o ideal é escolher um local simples que signifique algo ao casal. Por exemplo, o local do primeiro encontro pode ser bem importante para os dois. Dessa forma, na hora de escolher qual local irá realizar o pedido, este pode ser um local incrível.

Conversando com a família

Um passo que deve ser realizado para o casal ter plenitude no casamento tem a ver com a família. Portanto, por mais que a decisão seja apenas do casal, a família tem participação no processo e precisam estar cientes do casamento.

Parece questão antiga, mas não é. Afinal, manter um bom diálogo com a família vai ser importante para que na hora do pedido não ocorra nenhum problema.

Além disso, por mais que um casal Romeu e Julieta funcione nos livros, na vida real pode ser bem chato. Antes de realizar o pedido de casamento, converse com seu parceiro e com a família do seu parceiro.

Ademais, outra questão é se você pretende realizar um pedido formal diante de toda família. Então, assim como a festa de casamento é incrível e inesquecível, a festa de noivado também é.

Portanto, busque formas de trazer algo mais romântico e que demonstre a mudança que irá ocorrer na vida do casal.

Família grande de mãos dadas assistindo o pôr do sol na praia.

Afinal, após o casamento vocês serão uma família só. Dessa forma, é importante manter um diálogo desde o início. (Reprodução/Unsplash)

Evitando decepções

Para evitar possíveis decepções na hora de fazer o pedido é preciso se atentar a algumas coisas. Portanto, a primeira delas é a respeito da aliança de noivado.

Como explicado acima, esse item é parte do roteiro do pedido de casamento e não pode faltar na hora de realizar o pedido. Entretanto, é preciso se atentar ao material do produto, se possui qualidade.

Todavia, uma ótima maneira de realizar isso é com a usealtar.com. O site possui diversos modelos de alianças, todas produzidas com excelentes materiais.

Outra forma de evitar decepções é entendendo como vai a vida financeira do casal. Dessa forma, será possível saber se estão ou não prontos para assumir a responsabilidade de casar.

Então, por último e não menos importante compreender que o momento do pedido de casamento é único.

Portanto, ouse, faça ser especial e inesquecível. Faça uma festa para comemorar ou não contem a ninguém, tudo vai depender da dinâmica de vocês como casal.

Categorizado em: