Depois de encontrar o amor da vida, pedir essa pessoa em casamento é provavelmente uma das perguntas mais importantes na trajetória do casal. Mas já imaginou sendo você a pedir o homem em casamento?

Pois, não existem regras e nem uma maneira certa ou errada de fazer esse pedido. No entanto, é claro que existem formas de fazer com que ele seja emocionante e inesquecível.

Quando se fala em pedido de casamento, a maioria das pessoas imagina um homem de joelhos dizendo “quer casar comigo?” e uma mulher em pé dizendo “sim”.

Contudo, os tempos em que vivemos são outros, algumas tradições já não são mais a “regra”. Como por exemplo, o pedido ter que ser feito pelo homem.

mulher ajoelhada fazendo pedido de casamento


Pedido de casamento feito pela mulher pode?


Deixando os costumes e tradições de lado, não existe nada que impeça que a mulher faça o pedido.

Até porque, se o casal já tem consciência plena de que a pessoa que está do seu lado é o amor da sua vida, e se os dois tem a vontade de construir uma vida a dois, a questão de quem faz o pedido não é tão importante assim.

O importante nesse momento não é quem fará o pedido, mas sim se existe o desejo em comum de oficializar esse grande passo na vida do casal.

A mulher pode assumir o protagonismo nesse momento especial e ser ela a dizer a esperada frase: quer casar comigo?

mulher ajoelhando fazendo pedido de casamento para namorado e ele rindo sentado em um banco de praça


Ele vai gostar de ser pedido em casamento?


O pedido de casamento é um ato simbólico de romantismo, declaração de amor e compromisso a dois. As mulheres costumam dar mais valor para esses gestos.

Por isso elas costumam sonhar mais com esse momento do que os homens.

Por conta disso, é importante levar em consideração se o seu namorado gosta de receber esse tipo de gesto.

Se ele estará aberto a essa ideia, se ficaria emocionado ou então constrangido. O ponto principal de um pedido de casamento é agradar quem o recebe.

Então, se você namora um cara com uma cabeça mais aberta, mais descontraído e que também gosta de ser surpreendido, existe uma grande chance de ele gostar de ser pedido em casamento.

mulher entregando rosas para para o namorado numa praia


Quando pedir em casamento?


Independente se você irá pedir o seu namorado em casamento ou ele quem te pedirá, uma coisa é certa, essa é uma decisão tomada a dois ao longo do relacionamento.

Ou seja, durante o namoro, as conversas sobre o futuro, se casar, ter filhos e vários outros temas devem sempre acontecer e estarem bem claras.

Isso porque, conforme o tempo vai passando, tudo vai ficando mais claro.

Por conta disso, quando o pedido estiver para ser feito é bem importante que você tenha clara a resposta para a tão esperada pergunta em seu coração.

Antes de pedir seu namorado em casamento é bom pensar em alguns indagamentos e ver se eles realmente se aplicam.

Como por exemplo, as conversas sobre casamento e um futuro juntos são frequentes e bem aceitas por ambos? O momento é certo para vocês dois?

Não basta apenas você querer se casar, o seu parceiro também tem que ter os mesmos planos e vontades que você. Se esse for o caso, o pedido pode ser feito no momento que você achar mais oportuno.

mulher de blusa jeans ajoelhada com caixinha de alianças na mão fazendo pedido de casamento para namorados


Quando não pedir em casamento?

Mesmo que não exista uma regra que impeça as mulheres de fazer o pedido, algumas esperam ser pedidas.

Geralmente, essas falam a famosa frase “se ele demorar muito, eu vou acabar fazendo o pedido para ele”.

Contudo, ao invés de fazer o pedido porque cansou de esperar, o importante é entender o motivo de vocês ainda não terem dado esse próximo passo.

Justamente por isso é importante alinhar os pensamentos e saber quais são os planos que os dois tem em mente para os próximos anos.

E o pedido é uma decisão a dois. Então pressionar ou querer impor um tempo nunca irá ser um bom motivo para fazer o pedido.

Comprando alianças

mulher em uma joalheria segurando um anel de noivado na mão


Assim como o homem que faz pedido de casamento com uma aliança, quando a mulher vai pedir seu namorado em casamento, uma joia também é necessária.

Nesse caso, você pode optar por fazer o pedido com uma aliança de noivado, que o seu namorado irá usar no dedo anelar da mão direita e depois do casamento, ela irá para o dedo anelar da mão esquerda.

E claro que a aliança deve ir de encontro com o estilo de vocês. Até porque, a joia será o símbolo palpável desse momento tão importante para a vida de vocês.

E onde comprar? Claro que aqui na Altar!

Nós temos as melhores alianças, com garantia, feitas em ouro 18k e que com certeza deixarão qualquer namorado de queixo caído com o pedido da sua amada e uma joia maravilhosa para colocar na mão.


Você faria o pedido de casamento?

Mesmo que algumas pessoas ainda achem fora do comum a mulher pedir o homem em casamento, de acordo com pesquisas sobre o assunto, 25% das pessoas acham que o pedido pode ser feito pela mulher.

Além disso, nos últimos anos pesquisas sobre “fazer o pedido de casamento para ele” subiram 300% no Pinterest.

Clicar para ser atendido pela Altar Clicar para ser atendido pela Altar

E quando as mulheres foram questionadas sobre, 30% disse que fariam o pedido para seus namorados.

Entretanto, na prática, apenas 5% dos pedidos entre casais héteros são feitos pelas mulheres. O que mostra que mesmo que várias considerem a possibilidade, poucas fazem.


Tradição antiga: o pedido de casamento

mulher loira sorrindo fazendo pedido de casamento para o namorado


E por mais que poucas mulheres aqui no Brasil façam o pedido, na Irlanda existe uma tradição que se a mulher fizer o pedido de casamento no dia 29 de fevereiro, o seu namorado não pode recusar.

Essa tradição começou no século XIII, quando Santa Brígida revelou a São Patrício que muitas donzelas estavam infelizes a espera do pedido de casamento que nunca acontecia.

E nessa época, fazer o pedido era um “dever” do homem.

Então, São Patrício decidiu que no dia 29 de fevereiro, as mulheres poderiam fazer o sonhado pedido de casamento.

Enfim, me conta nos comentários se você pediria ou não seu namorado em casamento!

Atendimento Personalizado

Deixe uma resposta