Você já deve ter assistido algum filme ou seriado em que um dos personagens, geralmente o homem, perde a aliança, certo?

Aquela velha história… uma série de acontecimentos inesperados fazem com que o personagem perca sua aliança de casamento, e depois ele tem que se rebolar para explicar a situação em casa.

E isso não acontece somente nos filmes e séries! Saiba que existem casos, reais, de gente que perdeu a aliança.

Seja por azar, por obra do destino, por descuido ou por qualquer outra situação caótica que possa ter acontecido, e você pensou “perdi a minha aliança, e agora?”, nós vamos te ajudar.

Sabemos que as alianças possuem um significado para o casal, além da aliança de relacionamento pode ser considerada como um investimento.

Por isso, se prevenir das perdas de aliança é fundamental, para te ajudar nessa jornada de não perder a sua aliança, preparamos algumas dicas neste artigo que vão lhe auxiliar. 

Então, continue a leitura para salvar mais e envie o link do artigo para o seu par que vive perdendo a sua aliança. 

Noivo colocando a aliança em sua mulher.
Noivo colocando a aliança em sua mulher.

Perder a Aliança de Casamento significa algo ruim?

Mito! Muitas pessoas podem pensar que a perda da aliança de casamento pode significar algo ruim. 

Alguns dizem que a perda da aliança pode significar que o relacionamento está prestes a acabar, ou que isso pode dar azar para o casal, muitos podem acreditar que a perda da aliança foi um sinal do universo. 

Apesar dessas crenças, saiba que a perda da aliança é uma situação que pode acontecer com qualquer pessoa, assim como você provavelmente já perdeu as chaves de casa, os óculos ou algo na rua. 

Essa situação pode ser ainda mais recorrente caso a sua aliança esteja no tamanho errado, ou gerando incômodo. 

Também a depender da sua profissão as chances de perder a aliança são ainda maiores, por isso, algumas pessoas retiram o seu anel antes de realizarem a sua atividade laboral. 

Mulher segurando aliança prata - perdi a minha aliança, e agora?
Entre em contato com a joalheria onde comprou a aliança para relatar a perda e ver se eles oferecem opções de substituição. (Reprodução/Lebrusan Studio)

Confira esse caso real de perda da aliança

Para te ajudar a visualizar toda essa história, nós vamos te contar um caso verídico que aconteceu há alguns anos.

Um agricultor, que havia se casado recentemente, perdeu a aliança enquanto trabalhava no campo. Ao chegar em casa, sua esposa o questionou e ele explicou o que havia acontecido, mas isso não faria diferença…

Afinal, o campo era muito grande e não existia a possibilidade de encontrarem o anel.

No entanto, anos mais tarde, o anel foi encontrado.  Não pelo casal, mas sim pelo novo dono das terras.

Apesar dos muitos anos que se passaram, o casal percebeu que a gravação na aliança ainda estava intacta, o que possibilitou para que eles conseguissem devolver ao casal. 

E isso foi um fator que gerou grande surpresa e alegria para o casal que conseguiram recuperar a sua primeira aliança.

Apesar da história ter tido um final feliz, para que essa situação não se repita é importante seguir algumas dicas.

Aliança prata na areia esquecida
Considere verificar se possui uma apólice de seguro para suas joias, pois isso pode cobrir perdas ou roubos, incluindo o extravio de uma aliança. (Reprodução/Story Amour)

É essencial não perder o bom humor em uma situação assim

Geral são os homens quem mais perdem suas alianças. Isso porque os homens possuem  grande tendência a se incomodarem com anéis e alianças em seus dedos, e acabam escolhendo modelos um pouco mais largos.

Outro fator, é que eles não estão tão acostumados quanto às mulheres a tirar e colocar esses acessórios, acabam tirando do dedo para não perdê-los durante alguma atividade que tenha esse risco.

Porém, é normal que eles esqueçam de colocar a sua aliança de volta ou podem até mesmo esquecer o último lugar em que eles colocaram a sua aliança.

Então, a primeira dica é que nem adianta se estressar, pois realmente situações assim podem acontecer com homem ou mulher.

A partir daqui, a missão é tentar achar a aliança, mas sem bitolar, e caso não conseguir, vocês podem encarar como uma oportunidade de fazer uma nova.

A dica aqui, é pensar de forma positiva, e como uma oportunidade para escolher uma nova aliança e um novo modelo. 

Portanto, lembre-se também de já guarda as dicas que vamos apresentar aqui, para que você evite situações de perda da aliança. 

Homem e mulher sentados no chão em frente a lago conversando
Se a aliança foi perdida em um local público, como um restaurante ou loja, deixe seu contato e uma descrição da aliança com a administração do local, pois ela pode ser encontrada por alguém e devolvida. (Reprodução/Unsplash)

Dicas para achar sua aliança perdida

Se você ainda tem esperança de encontrar a sua aliança perdida, a dica é continuar procurando. 

Por isso, vamos te apresentar algumas dicas que podem te ajudar a encontrar a sua aliança perdida.

Confie na sua memória

A ciência já provou que o nosso cérebro tem um modo de busca, sendo capaz de dispor de uma concentração intensa para uma tarefa com o objetivo de encontrar uma solução (assim como encontrar uma aliança).

Na prática, é preciso que você percorra, mentalmente, todo o caminho feito ao longo do seu dia, tentando identificar os prováveis momentos em que pode ter ocorrido a perda.

Outra dica essencial é relaxar e meditar sobre a sua aliança, pois quando estamos relaxados é normal encontrar as respostas para os nossos problemas. 

Talvez quando você estiver relaxado terá maiores chances de lembrar onde deixou a sua aliança ou o local provável dela estar lá. 

Mulher sentada em frente ao notebook pensando com a mão apoiada no queixo
Se você perdeu a aliança, comece verificando os locais onde esteve recentemente, incluindo sua casa, trabalho e quaisquer outros lugares que você frequentou. (Reprodução/Unsplash)

Procure nos achados e perdidos

Se você percorreu todo o caminho, verificou bolsos e gavetas, e ainda assim não encontrou, é hora de procurar nos achados e perdidos (caso você tenha saído de casa no dia fatídico).

Saiba que a maioria dos locais possui um departamento destinado aos achados e perdidos, onde os funcionários guardam os objetos que as pessoas perderam. 

Se você der sorte, é capaz de encontrar a sua aliança ainda lá. 

Local de achados e perdidos
É importante relatar que perdeu a aliança às autoridades locais ou aos estabelecimentos onde esteve, pois eles podem ajudar na busca. (Reprodução/The Annotated Gilmore Girls)

Publique nas redes sociais

Em seguida, é possível divulgar nas redes sociais para que as pessoas estejam cientes e assim possam ficar em alerta para que elas possam ajudar na busca pela sua aliança perdida.

Compreenda que, de acordo com última pesquisa publicada pelo Hootsuite, a internet tem 4,8 bilhões de usuários, o que torna uma ótima oportunidade de formar uma corrente para achar a aliança.

Portanto, considere que a transmissão de informação nesse meio é gigantesca e isso pode te ajudar a encontrar QUALQUER COISA.

Tem um notebook em cima de uma mesa de vidro e do lado dele um celular com a tela ligada no facebook
Informe amigos e familiares que perdeu a aliança, pois eles podem estar cientes de algum lugar onde ela possa ter sido deixada acidentalmente. (Reprodução/Unsplash)

Faça um pedido ao Santo Antônio

Uma dica bem popular, é que muitas pessoas quando perdem a aliança realizam um pedido ao Santo Antônio, pois esse é o santo destinado às causas amorosas e dos objetos perdidos. 

Por isso, vale a pena pedir uma ajudinha do Santo Atônito quando você perder a sua aliança.

Para te ajudar nessa jornada, você pode fazer essa oração ao Santo Antônio:

“Glorioso Santo Antônio, tu exerceste o divido poder de encontrar coisas pedidas. Ajuda-me a encontrar a graça de Deus e a me tornar Seu devoto. Permite-me encontrar o que perdi e, desta maneira, ensina-me a graça da tua bondade. Amém.”

Imagem de um porta alianças de santo antônio, o  santo casamenteiro que pode te ajudar a encontrar suas alianças - perdi minha aliança e agora?
Santo Antônio – O Santo Casamenteiro que pode te ajudar a encontrar suas alianças

Informe as paróquias próximas que perdeu a aliança

Por fim, e não menos importante, saiba que você pode informar a uma paróquia próxima que você perdeu a sua aliança de casamento. 

Isso porque, as alianças são um símbolo de união entre duas pessoas, sendo para muitos um símbolo religioso. Assim, pessoas que encontram alianças perdidas tendem a entregá-las a uma paróquia próxima. 

Se você passou próximo a uma paróquia no dia em que perdeu a sua aliança, considere passar lá para avisar o responsável e informar as características da sua aliança.

Homens segurando a bíblia e conversando em frente a igreja
Procure por serviços de busca e recuperação de objetos perdidos em sua região, pois eles podem oferecer assistência na localização da sua aliança. (Reprodução/Lewis Center for Church Leadership)

E se não achar sua aliança perdida?

Se você não conseguir encontrar a sua aliança, apesar de ser uma situação triste, não tem o que fazer. 

Mas para contornar essa situação de tristeza, se você gosta muito da aliança que perdeu, poderá mandar fazer uma semelhante ao modelo perdido.

Saiba que a Altar Joias e Alianças é uma joalheria especializada em ouro 18K, além de termos uma variedade de modelos de alianças, também podemos produzir uma aliança sob medida para você.

Se você deseja um modelo semelhante ao que perdeu, podemos fazer a partir de fotos da aliança e informações que você passar. 

E se você for nosso cliente e tiver comprado as suas alianças com a gente, teremos salvo em nosso sistema os dados da sua compra, e poderemos fazer rapidamente uma nova aliança para você.

Super prático, não é? Se for investir em alianças, pense em Altar!

Aliança de casamento tradicional vicenza ouro 18k 5mm arredondada
Aliança de Casamento Tradicional Vicenza Ouro 18K 5mm Arredondada

Dicas para evitar perder a sua aliança novamente

Aqui na Altar temos um excelente artigo que ensina a limpar suas alianças, para estarem sempre bonitas em seus dedos e cuidados para que elas durem ainda mais tempo com qualidade: Como Limpar suas alianças.

E para evitar perder suas alianças, a maior dica que podemos lhe dar adotar hábitos mais regulares.

Guarde sempre no mesmo lugar

E para evitar perder suas alianças, a maior dica que podemos lhe dar é adotar hábitos mais regulares, como, por exemplo, sempre guardar a aliança no mesmo lugar quando for tirar ela do dedo.

E se quiser evitar tirar, compre uma aliança que fique bem confortável no dedo, pense qual o modelo de aliança é mais confortável para você trabalhar, fazer atividade física e outras ocasiões que possam gerar desconforto.

Outra dica, é utilizar o nosso APP de medidor de aliança gratuito para descobrir qual o tamanho do seu dedo. Isso facilita no momento da compra escolher o tamanho certo. 

Link para baixar o nosso medidor de anel gratuito por meio da Play Store ou Apple Store.

Mulher guardando suas joias em um porta-joias redondo branco
Lembre-se de que, mesmo que não consiga encontrar a aliança perdida, o mais importante é o valor simbólico do relacionamento que ela representa, e que isso não deve ser afetado por sua perda material (Reprodução/Buzzfeed)

Utilize um aparador de alianças

Também é possível encontrar no mercado os aparadores de aliança, que são anéis que embelezam a sua aliança e ajudam que o seu anel fique no lugar certo e não escape do seu dedo. 

Normalmente os aparadores são joias muito queridas e utilizadas por mulheres. 

Aparador de alianças agatha christie ouro 18k c/ zircônias
Aparador de Alianças Agatha Christie Ouro 18K c/ Zircônias

Já chegou a perder a sua aliança ou conhece alguém que perdeu a aliança? Deixa nos comentários para gente!