Em atividades que exigem concentração, como trabalhar e estudar, muitos preferem o silêncio. Mas também, há quem não pode estar em um ambiente quieto ou simplesmente foca mais ouvindo música. Por isso, separei algumas playlists para ouvir enquanto trabalha, com opções para diferentes gostos. Confira abaixo.

Ouvindo música no fone de olhos fechados.
Ouvir música enquanto trabalha tem seus benefícios, como diminuir o estresse, ajudar em tarefas repetitivas e abafar sons que podem te atrapalhar (conversas, construção, etc). (Reprodução/Pexels)

Antes de mais nada, sei que nem todos locais de trabalho permitem escutar música ou tem tempo para tal. Desse modo, você pode usar estas playlists enquanto se arruma para o trabalho ou no trajeto de ida e volta.

Para quem gosta de um Instrumental

Para começar, o essencial para trabalhar são músicas instrumentais. Visto que são boas para aumentar produtividade. Além disso, como não tem uma voz acompanhando, fica mais fácil concentrar. Quando alguém canta, mesmo sem perceber, prestamos mais atenção na música, o que não é o objetivo aqui. Ademais, são versáteis combinando com todos horários do dia.

Para quem gosta de música calma

Em seguida, uma seleção de músicas tranquilas para te ajudar a relaxar. Mas, elas apresentam  algumas diferenças das citadas no tópico anterior.

As duas primeiras apresentam letra. Afinal, nem todo mundo gosta de instrumental e é preciso pensar em alternativas para elas.

Enquanto isso, a última começa a acelerar um pouco, por ser uma playlist de pop. Só que como ainda estava pensando na questão distração, escolhi esta versão instrumental para equilibrar.

Para quem gosta de música latina

Outra opção, é escutar músicas que possam gerar maior identificação. Portanto, as três abaixo são com músicas em português e espanhol. Com certeza, irá alegrar seu dia de trabalho. Assim, recomendo começar o dia com elas, para ficar motivada.

Para quem gosta de música agitada

Por último, algumas canções mais agitadas (comparadas as outras). Sendo a primeira de chill pop e a segunda de músicas francesas no estilo pop, jazz e até lo-fi. As quais são ideais para te dar uma animada no fim do expediente, quando o cansaço já está batendo.

Por fim, é importante pontuar que se em algum momento as músicas tiverem o efeito contrário e tirar sua concentração, as desligue e só ligue depois, quando estiver fazendo tarefas mais monótonas, ou seja, repetitivas e que não precisam de tanta atenção.

Quer conferir outras playlists do blog? Temos uma de músicas românticas para se declarar e outra para tocar na festa de casamento!

Não se esqueça de me contar o que achou dessas playlists para ouvir enquanto trabalha (ou estuda) e comentar sugestões de outras músicas e playlists.

Deixe uma resposta