Ao entrar em qualquer joalheria, você vai se deparar com diversos modelos de alianças de casamento, mas já reparou que a maioria são modelos tradicionais? Entenda o porquê.

Em um casamento, a “peça” mais importante é também a menor delas, ou seja, as alianças. Claro que todo o restante também tem seu papel fundamental, mas as alianças foram feitas para durar mais do que a própria vida do casal.

Por conta disso é importante entender melhor a respeito desse universo dos materiais nobres e design para escolher a aliança perfeita para o casamento e que ela seja confortável, duradoura e represente a união do casal.

Tradição do ouro em alianças de casamento tradicionais

Par de alianças de casamento tradicionais redondas em ouro amarelo

O primeiro ponto a se entender é como as alianças de ouro se tornaram tradicionais no casamento.

De acordo com a tradição, é acreditado que as primeiras alianças surgiram no Egito Antigo como uma maneira de representar o amor infinito entre o casal.

E desde essa época, eles deveriam carregar o símbolo por toda a vida.

Contudo, na antiguidade, as alianças eram feitas com uma variedade de materiais. Podendo ser de cobre, ferro, couro ou até mesmo madeira.

Mas com o passar do tempo, o costume começou a ser usado também em outras civilizações, como por exemplo, os gregos e romanos.

E por volta de 800 a.C., os romanos viram que as alianças de ouro continuavam intactas com o passar do tempo, diferente das feitas de outros materiais que acabavam enferrujando.

Foi a partir de então que as alianças passaram a ser tradicionalmente feitas de ouro.

Além do uso das alianças de ouro, um modelo também se tornou padrão para casamentos tradicionais.

Essas alianças são, geralmente, arredondadas, grossas tendo entre 3 e 6 centímetros de largura, sem muitas pedras, polidas e claro, em ouro amarelo.

Por que ouro amarelo?

Noivos com roupa de casamento usando alianças ouro rosé


Assim como a tradição de usar alianças, a cor mais tradicional das alianças de casamento também tem um motivo. É inegável que ao pensar em alianças de casamento o ouro amarelo venha logo em mente.

Além da preferência nacional, ele também é a preferência de várias culturas ao redor do mundo.

Isso é tão verdade que, mais de 90% dos casais escolhem alianças douradas. O motivo disso acontecer? A resposta é mais simples do que você possa imaginar.

O ouro amarelo é o preferido justamente por conta da tradição e simbologia que ele tem.

O ouro puro é um metal naturalmente amarelo, por isso que desde a antiguidade ele chamava atenção por conta da sua cor vibrante, brilhante e por ser bem precioso.

De acordo com as tradições antigas, ele está relacionado com a riqueza, com a fecundidade e com o amor. Além de a cor amarela significar luz, nobreza, simbolizar o sol, a prosperidade e felicidade.

Tradição no uso de alianças de ouro amarelo

Mãos dos noivos entrelaçando os mindinhos, eles usam alianças de ouro amarelo

A aliança tem necessariamente que ser de ouro amarelo? Claro que não!

Até porque cada pessoa tem um gosto e todos devem ser respeitados e a prioridade é o casal estar feliz com o símbolo do seu amor.

Mas se o casal está buscando uma joia clássica e atemporal, sem dúvidas eles devem optar por uma aliança de ouro amarelo.

Até porque, além de ele carregar toda uma tradição e simbologia, ele é um metal resistente à oxidação. Ou seja, o ouro não escurece com o tempo.

Alianças de casamento tradicionais douradas

Sabendo de toda a simbologia das alianças em ouro amarelo e sendo você um casal mais tradicional, ou que sempre achou esse tipo de joia linda aqui na Altar você vai encontrar os melhores modelos.

Sendo todos produzidos em Ouro 18K!

Confira aqui algumas das alianças tradicionais mais vendidas!