Quando pensamos em tudo que envolve o casamento, percebemos que tem relação com anos de história e tradições. Isso porquê é algo que existe há séculos, mesmo que seu propósito tenha mudado. Então, quando vemos alguém ajoelhar para pedir em casamento, a gente nem questiona.

Mas será que todos sabem como começou esse costume? Continue lendo para saber mais sobre esse assunto e se você realmente precisa ajoelhar para fazer o pedido de casamento.

Pedido de casamento em frente ao mar, em cima das montanhas

Inicialmente, o casamento era realizado para formar parcerias, depois por motivos religiosos. Foi só na Idade Média que a ideia de ter um amor romântico envolvido começou a se fortalecer. Conheça mais sobre a trajetória do casamento, clicando aqui. (Reprodução/Unsplash)

Origem do pedido de casamento de joelhos

Existem diferentes origens que explicam a importância de se ajoelhar em ocasiões sérias.

Para começar, na época medieval, a questão de se ajoelhar demonstrava uma diferenciação de status social.

Os cavaleiros se ajoelhavam aos senhores e reis, seja para receber honras ou como forma de respeito e obediência. Bem como, quando perdiam uma guerra, se ajoelhavam aos conquistadores.

Ainda hoje, algumas pessoas se ajoelham para a Rainha Elizabeth II.

Além disso, diversos países se curvavam (e se curvam) como forma de saudação. Por exemplo, no Japão, quanto maior a reverência maior sinal de respeito está sendo demonstrado no momento.

Ademais, em certas religiões, os fiéis também se ajoelham. Os cristão o fazem para rezar e mostrar sua redenção a Deus.

Porém, como isso passou a ser feito para pedido de casamento? Bom, não existe uma documentação exata.

No entanto, o que se entende é que ainda na Idade Média, quando começou a surgir o cortejo, o homem de bom nascimento conquistaria sua amada, no momento do pedido, se ajoelharia na frente da nobre senhora para mostrar sua sua admiração e rendição frente a ela.

Em síntese, se ajoelhar no pedido de casamento, é um sinal de respeito, lealdade e comprometimento para a pessoa que você ama.

Mais do que isso, se tornou um gesto de romantismo através dos tempos.

 

Homem ajoelhado pedindo a mão da namorada em cima de uma montanha.

Provavelmente, é uma prática se tornou mais frequente na modernidade. (Reprodução/Unsplash)

É obrigatório se ajoelhar para fazer o pedido?

Resumindo, a resposta é não. Atualmente, existe uma liberdade maior nos relacionamentos, onde os parceiros podem fazer o que os deixam mais confortáveis.

Se seu sonho é pedir de joelhos ou ser pedida de joelhos, realmente é um lindo gesto.

Contudo, se no momento o que veio a tona é um momento em que estão próximos e prefere pedir olhando um nos olhos do outro, seja em pé ou sentados, também vale.

O importante é mostrar quanto ama a outra pessoa. Afinal, esse será o dia que vocês não vão esquecer.

Homem fazendo pedido de casamento sentado.

Durante o jantar, um piquenique, uma caça ao tesouro… são tantas formas que pode se pedir a mão de alguém, seja de joelhos ou só lado a lado! Veja ideias de pedido de casamento em outro post nosso, clique aqui. (Reprodução/Pexels)

Onde comprar suas alianças ideais?

Agora que você teve um tempo para refletir o que pensa sobre o pedido de casamento feito de joelhos, precisa pensar onde comprar suas alianças.

Os maiores critérios a serem considerados ao comprar uma aliança são:

  1. Material, se é de qualidade (procure sempre por peças maciças, em Ouro 18K ou Prata 950, para não precisar ficar refazendo o banho ou estragando fácil);
  2. Beleza, se é o que você estava procurando, visto que pretende passar o resto da vida com elas;
  3. Local é confiável, veja o que outras pessoas que compraram lá disseram sobre o produto, atendimento e entrega.

Onde você encontra tudo isso? Na Altar Alianças! Todas as peças são em Ouro 18K e vem com certificado de autenticidade.

Existem diversos modelos lindos com preços únicos e acessíveis (a partir da largura da aliança), e em nosso Instagram, você pode ver nos destaques clientes nossos.

Portanto, entre em contato pelo WhatsApp, Direct do Instagram ou compre direto do site.

Par de alianças em ouro amarelo com pequena pedra no centro

Outros pontos para você observar, é o acabamento que você quer, por exemplo, polido ou fosco. O par da foto foi polido e tem um friso no meio. Além disso, pode escolher entre formato reto, meia cana (redondo) ou côncavo. Se gostou do modelo da foto, encomende conosco!

O que achou de conhecer sobre o costume de ajoelhar ao fazer o pedido de casamento? Me conta nos comentários e compartilhe com uma amiga!

Para ver um resumo desse conteúdo, confira nosso WebStory abaixo: