Quando decidimos nos casar, pensamos em tudo, mas não sabemos o porquê que as alianças de ouro são mais usadas. O ouro representa muitas coisas, sendo usado nas alianças como uma forma de simbolizar a união do casal.

Contudo, isso vai ainda mais além e faz parte também da qualidade dos materiais. Porém, não se trata de uma regra para os casamentos, e significa mais uma forma de tradição.

No texto a seguir iremos contar um pouco sobre o motivo de se utilizar mais as alianças de ouro nos casamentos.

Mãos dos noivos se tocando. Ele usa aliança tradicional grossa e ela usa aliança fina e aliança solitária
Desde o Egito Antigo se usa o ouro na produção de alianças. (Reprodução/Pexels)

Outros metais além das alianças de ouro são mais usadas também

Além do ouro, outros metais vêm sendo usados nas alianças de ouro para modificar o padrão. Contudo, as alianças de ouro são mais usadas ainda assim.

O ouro amarelo, o mais comum em alianças, é o mais usado. Porém, além dele, o ouro branco também é uma opção muito comum em casamentos.

Outros metais como por exemplo platina e outros tipos de ouro também são utilizados, mas em menor escala.

Dessa forma fica nítido como o ouro é importante para a tradição dos casamentos.

Quando pensamos em aliança, logo lembramos que as alianças de ouro são a tradição, e logo vamos escolher ela também. Por mais que inovar seja necessário, manter a tradição do casamento é parte do processo de se casar. Dessa forma, o vestido branco, a música de entrada e claro, as alianças de ouro, se mantém no processo de planejamento,

Clicar para conhecer os modelos da Altar Clicar para conhecer os modelos da Altar

Importância do ouro

No nosso país, o modelo de aliança que é mais comum é as alianças de ouro. Além disso, a aliança de ouro amarelo é mais usada em casamento e se tornou um símbolo do evento.

Dessa forma, pessoas que namoram usam alianças pratas e quando finalmente se casam usam a aliança de ouro.

Contudo, isso tem mais uma relação com a tradição criada nos casamentos brasileiros do que uma regra. Pois, o casamento em si é um evento importante e especial, e usar um metal qualquer não demonstraria isso.

Portanto, o ouro começou a ser usado para representar a união duradoura que o casal pretende ter.

A cor dourada, presente nas alianças de ouro amarelo, tem uma simbologia ligada à nobreza, à fertilidade e até mesmo à luz. Portanto, os três itens que mais representam um casamento.

Mão usando anel solitário com caixinha vermelha no fundo
O uso desses símbolos, tem uma relação muito forte com o ouro ser um metal precioso. (Reprodução/Pexels)

Não se desgastar com o tempo

Outro ponto importante e que merece destaque, e sobre o desgaste dos materiais. Pois, quando compramos uma aliança para casamento, a expectativa é que o item dure muitos anos.

Porém, caso ocorra a escolha de um material diferente, isso pode não acontecer. Um dos motivos que tornam o ouro um dos metais mais usados na fabricação de alianças de casamento é sua duração.

Diferente de outros metais, o ouro não se desgasta com o tempo. Além disso, o processo no qual o metal se oxida não ocorre com ouro.

Portanto, não apenas se trata de uma forma de tradição, mas também de economia.

Por mais que dinheiro seja importante, existem economias que não valem a pena. Isso serve para tudo na vida, e quando falamos de casamento, é ainda mais importante.

Outros tipos de ouro

Contudo, não apenas o ouro amarelo, como conhecemos, pode se usar no casamento. Alianças de casamento podem ser feitas de qualquer material, porém o ouro é mais usado.

Todavia, não existe apenas o ouro amarelo e outros modelos como ouro branco ou rosé também podem ser escolhidos.

Manter a tradição do casamento tem um significado muito grande, tanto para os noivos quanto para a sociedade como um todo. Contudo, existem casais que desejam algo único ou pelo menos diferente. Dessa forma, escolhem alianças feitas com outros tipos de ouro.

A principal dica que podemos dar, é que a escolha da aliança de casamento é um processo que depende do casal. Assim sendo, todas as vontades que o casal possua precisam ser sanadas para que tudo saia perfeito.

Porém, na hora de escolher a aliança isso é ainda mais importante. Afinal, é um item que será usado por toda a vida e de forma quase direta.

Dessa forma, caso o casal opte por alianças de casamento de ouro, pode ousar entre opções como ouro branco ou rosé.

Par de Alianças Ouro Rosé 18k com Detalhes Escovado e Polido
Aliança rosé que faz muito sucesso na Altar. Clique aqui para ser redirecionada para ela.

Por que escolher o ouro amarelo?

Por mais que existam outros modelos como por exemplo, o ouro branco, este metal não é natural. Dessa forma, ele possui algumas questões que precisam ser levadas em conta.

Em primeiro lugar, o ouro branco não é um item 100% feito de ouro. Pois, para adquirir sua coloração mais esbranquiçada ele precisa de metais menos raros.

Por conta disso, cerca de 25% da sua aliança de ouro branco é feita de prata e zinco. Além disso, a coloração branca surge a partir do banho dessa jóia com um metal chamado ródio.

Por esse motivo, diferente do ouro amarelo, o ouro branco sofre com o tempo. Portanto, é preciso de tempos em tempos realizar a manutenção do item.

Entretanto, isso não ocorre com o ouro amarelo mais tradicional, que possui uma estrutura feita de ouro.

A recomendação é evitar o uso de alianças de ouro branco nos casamentos, pois o uso diário irá ocasionar a necessidade de manutenção.

Como escolher alianças de casamento

Agora que você já entende o motivo que torna a aliança de ouro tão especial, chegou a hora de escolher. Porém, assim como muitos casais, você também não sabe qual aliança escolher.

Para escolher uma boa aliança de casamento, primeiro é preciso escolher uma boa loja. A Altar Alianças possui diversos modelos de aliança para você escolher. Siga seu coração e escolha o modelo que melhor se adapte ao seu dedo e ao seu estilo.

Portanto, a escolha do metal, formato da aliança e até mesmo a gravação dependerá do que os noivos gostem. Nossa dica para os mais tradicionais são as alianças de ouro! Por diversas razões, como durabilidade, beleza e simbolismo! Clique abaixo para te ajudarmos a ter sua aliança dos sonhos.

Quero ajuda para escolher minha aliança

Deixe uma resposta