Chegou mais um Dia dos Pais, o que nos faz refletir a importância deles na nossa vida. Algumas filhas têm um pai presente querido, do qual guarda boas lembranças. Enquanto outras, não tiveram a mesma experiência. Assim, quando chega o momento de preparar a ordem de entrada no casamento, o sonho de umas será entrar com o pai, outras não e ainda terá quem não tem mais o pai. Pensando nisso, o que fazer em cada situação? Quem pode levar a noiva até o altar quando o pai não pode? Ademais, por que surgiu essa tradição em que o pai acompanha a noiva até o altar? Para saber essas respostas, continue lendo.

Pai andando com a noiva até o altar.
Entenda como surgiu a tradição desse momento tão aguardado e que causa grande emoções em todos.(Reprodução/Pexels)

Quando começou essa tradição?

A origem não é bonita. Inicialmente, quando os casamentos eram arranjados no ocidente, o dia do casamento era quando a noiva deixava de ser propriedade do pai e passava a ser do marido. Além de selar o contrato, acreditava-se que a presença do pai evitaria que o noivo fugisse.

Contudo, nos tempos modernos essa prática foi ressignificada. Atualmente, o pai entrar com a filha simboliza o amor e a união dos dois. Bem como, pode representar para a filha a mudança de uma vida antiga para uma nova. Ou mostrar que o pai apoia o casamento.

Pai e filha dançando no casamento abraçados.
Hoje, essa tradição se baseia no carinho entre dois. Por ser um momento muito importante. (Reprodução/Pinterest)

Quem pode levar a noiva até o altar?

Se seu pai falceu, ou vocês não são próximos, ou simplesmente você não gosta da ideia de ser “entregue” para o noivo, existem várias outras maneiras de ir até o altar. Independente do que você escolha, o importante é que você se sinta confortável e amada neste momento.

Primeiramente, respondendo a pergunta: qualquer pessoa pode te acompanhar, desde que seja alguém que você confie e se sinta bem. Além disso, você pode entrar sozinha, não tem problema nenhum nisso.

Se está em dúvida de quem vai te acompanhar, vou dar algumas sugestões:

  • Entrar com pai e mãe ao mesmo tempo
  • Fazer a entrada junto ao noivo
  • Entrar sozinha primeiro e esperar pelo seu noivo, invertendo os “papéis”
  • Os dois se encontram no meio e caminham o resto juntos
  • Ir com seu padrasto. Ou com seu pai e seu padrasto ao mesmo tempo
  • Com os filhos, se você tiver
  • Caminhar com sua mãe
  • Com sua avó ou seu avô
  • Irmã(s) ou irmão(s)
  • Outra pessoa importante da sua família
  • Seu cachorro. Afinal, muitas pessoas colocam o pet para entregar as alianças, então, por que não?
  • Com a madrinha do casamento
  • Melhor amiga ou amigo. Igual na série Grey’s Anatomy, que a personagem Callie entra junto com o Mark, seu melhor amigo.

    Mãe e filha caminhando no altar. A mãe tem cabelo branco preso, óculos de grau preto e usa vestido longo preto com manga e colares prata. Já a filha está de vestido de noiva branca, véu e buquê.
    Sua mãe pode ser sua acompanhante. Afinal, que figura mais importante na vida, não é mesmo? (Reprodução/Pinterest)

    A noiva fica do lado esquerdo ou direito do/a acompanhante?

    Não há uma resposta certa, depende da sua preferência pessoal. Mas também, você pode escolher se baseando na sua religião. Pois, na cristã, a noiva normalmente fica do lado esquerdo. Enquanto, na tradição judaica, a noiva costuma ficar do lado direito.

    E caso decida entrar com mais de uma pessoa, como pai e mãe, pai e padrasto, duas tias ou o que escolher, você fica no meio.

    Pai e mãe andando com a filha até o altar, num casamento ao ar livre . A mãe é loira e está de vestido azul. A filha também é loira e está com véu ponta de dedo, vestido de noiva branco. Já o pai tem cabelo grisalho e está de conjunto preto.
    Seja quem for que você escolher para te acompanhar, tenho certeza que será incrível e o dia será memorável! (Reprodução/Pinterest)

    Me conta nos comentários o que achou do artigo de hoje. E se já sabia da origem do por que o pai acompanha a noiva até o altar.

    Deixe uma resposta