O casamento é, com certeza, um dos momentos que os noivos querem se lembrar para sempre. Então não é de se surpreender que existam vários momentos para capturar toda a alegria do casal até o grande dia. Um deles é o chamado pré wedding.

Para quem não sabe, ele nada mais é do que um ensaio fotográfico dos noivos. Geralmente, esse ensaio é feito com três meses de antecedência do dia da cerimônia.

O pré wedding serve como um momento para relaxar e aproveitar o seu amor em meio toda a correria. Além é claro, ter fotos maravilhosas para guardar de recordação.

Por que fazer o pré wedding?

Casal fazendo ensaio de fotos antes do casamento. O noivo está rodando ela, que é loiro e usa vestido branco curto rodado


O pré wedding é um ensaio que vai registrar a transição do relacionamento para o começo da vida a dois. Nele, o casal pode mostrar todo seu amor e contar sua história através das fotos. Além de terem mais essa lembrança para sempre.

Esse ensaio também pode ser usado como um “save the date”, que é um pré-convite de casamento para os convidados já se prepararem e está bem em alta ser usado.

Os registros feitos no pré wedding também podem servir para o site do casamento. Por mais que o site seja de uma ferramenta gratuita, as fotos de encher os olhos fazem toda a diferença.

Outro uso para o pré wedding pode ser na cerimônia em si. As fotos podem servir como decoração na cerimônia ou festa do grande dia.

E claro que fotos de um ensaio onde o casal está expressando todo seu amor também são perfeitas para decorar a casa dos recém-casados.


Onde fazer o pré-wedding?

O ensaio pré wedding não tem uma regra para ser seguida.

Normalmente os casais fazem o seu ensaio em algum lugar que tenha significado para eles.

Assim, alguns casais fazem onde o pedido de casamento aconteceu, outros voltam para um lugar inesquecível.

Mas também é bem comum que parques ou lugares públicos sejam usados como cenário para o pré wedding.

As opções de lugares para fazer são muitas. Se você estiver em dúvida, é sempre bom conversar com o fotógrafo para ele também dizer se o lugar que você está pensando é indicado ou não.

Até porque é extremamente importante que as expectativas para esse ensaio estejam alinhadas com a realidade.

sequência de fotos do ensaio dos noivos ambos vestidos de branco
Ensaio da influencer Fabi Santina (Reprodução/Uma Linda Promessa)

O que vestir para o ensaio de fotos?

Não é somente o lugar onde o pré wedding será feito que importa, as roupas que o casal vai usar também são bastante importantes.

Claro que os noivos querem estar lindos para esses registros que vão ser para a vida toda, mas aqui não existe uma necessidade de uma mega curadoria.

O ponto mais importante é que o casal esteja à vontade e seja ele mesmo durante o ensaio. O objetivo é as pessoas olharem e falar “nossa, é a cara de vocês”.

Por mais que não exista um dress code, existem coisas para se levar em consideração.

Como por exemplo, o ambiente e o clima de onde o ensaio irá acontecer. E se o pré wedding tiver uma temática específica, os noivos podem combinar as cores das roupas.

Em geral, são usado roupas leves e brancas.

Qual melhor horário para fazer o pré wedding?

casal abraçado com o pôr do sol de fundo

O horário ideal para o seu pré wedding vai depender de onde ele irá acontecer. Se ele for feito em um lugar fechado, a hora não importa tanto já que o fotógrafo usará flashes e luzes direcionadas.

Agora, se o ensaio for feito ao ar livre, o mais indicado é que ele seja feito pela manhã ou então no fim de tarde quando o sol está mais baixo, com um luz mais bonita. De modo que dê para usar o pôr do sol.

Por exemplo, entre 15h30 e 18h o sol começa a descer e a luz fica mais leve. Isso faz com que as sombras mais fortes sejam diminuídas. O ponto é saber trabalhar conforme a luz do momento.

Duração do ensaio

Como o pré wedding é feito meses antes do casamento, uma certeza é que os noivos estarão atolados de coisas para resolver.

Por isso um ponto muito importante é quanto tempo durará o ensaio, já que a vida deles está quase sem tempo.

Felizmente, esse ensaio não é dos mais demorados. Normalmente, o pré wedding é feito em até duas horas.

Mas é claro que existem variações e o tempo vai depender do lugar escolhido, das condições climáticas do dia e da disposição de todos os envolvidos.

casal sorrindo, ela está tampando os olhos dele com a mão que tem a aliança
Se quiser, seu ensaio pode durar o dia inteiro, passando por diferentes lugares e paisagens. (Reprodução/One Three One Four)

Superando a timidez na hora de tirar fotos

Existem casais que querem fazer o pré wedding, mas são muito tímidos.

O ponto a se pensar é que esse ensaio tem uma pegada de fotos mais livres, soltas. Então, gestos, olhares entre o casal, toques, e até mesmo lágrimas apenas farão com que as fotos saiam melhores.

A intenção é mostrar o casal e o seu amor como ele realmente é. Por isso, esse momento deve ser visto como uma diversão para o casal.

Conversar com o fotógrafo é a chave! Isso vai fazer com que o casal já fique 80% mais à vontade. Com isso, também já se estabelecem situações que o casal gosta ou não gosta.

Assim, qualquer desconforto será evitado.

E com um bom profissional, ele também conseguirá deixar até mesmo a pessoa mais tímida confortável o bastante para que os cliques saiam imprecáveis.

mãos dadas usando anel de noivado

Valor do pré wedding

O valor de qualquer serviço é bastante variável, ainda mais quando ele é relacionado com casamento. Até porque, o valor do pré wedding depende de vários fatores.

Por exemplo, tipo de ensaio, local, quantas horas levará, tudo isso são coisas que impactam de forma direta o custo do trabalho. A média de preço de um pré wedding é de R$ 1.500,00 por até 100 fotos.

Normalmente, os fotógrafos especializados em casamento tem pacotes com todos os serviços de fotografia, incluindo o pré wedding. Isso pode ter um custo benefício bem vantajoso para os noivos.

Ideias de fotos para o pré wedding

casal sentado no chão, segurando uma faixa escrita amor e ela segura balões

Como dissemos, o pré wedding não tem um lugar pré-definido ou um regra de onde ele tem que acontecer. O local varia conforme o casal.

Ele tem que estar em sintonia com o significado para os noivos.
Mesmo assim, é claro que existem alguns possíveis lugares para fazer seu ensaio pré wedding. Como por exemplo:

  • Na praia
  • No campo
  • Na serra
  • Na cachoeira
  • Na cidade
  • No pôr do sol
  • Na chuva
  • Em um parque de diversões
  • Em uma construção abandonada
  • Na estrada
  • Em um lugar que marcou o relacionamento
Clicar para ser atendido pela Altar Clicar para ser atendido pela Altar

Além dos lugares, é sempre bom levar objetos que tenham a ver com o casal.

Seja um presente que marcou a história dos dois, um acessório que eles tenham como referência, ou qualquer outra coisa que tenha a cara do casal. Alguns elementos podem ser:

  • Balões
  • Corações
  • Faixas com frases
  • Flores
  • Fotos desde o começo da relação
  • Livros, LPs, alguma coisa dos hobbies do casal
  • Instrumentos musicais
  • Jogos
  • Pets
influencer niina secrets com mão no rosto do noivo
Ensaio Pré-Wedding da Niina Secrets (Reprodução/Niina Secrets)

Vale a pena?

Assim como todas as outras tradições que envolvem o casamento, o ensaio pré wedding vale a pena se ele fizer sentido para os noivos.

Ele é mais uma oportunidade de eternizar aquele momento único da vida e inteiramente do casal.

No dia do casamento, todos sabem que o dia é para ser vivido com os convidados. Enquanto o pré wedding é um momento apenas do casal.

O objetivo do ensaio é fazer uma experiência única, voltar no começo do namoro, andar de mãos dadas, se abraçar muito, trocar muito carinho e ser um momento de diversão.


Então é claro que esse momento do pré wedding vale a pena.

Enfim, me conta se você tem vontade de fazer um pré wedding super especial para guardar de recordação!

Atendimento Personalizado

Deixe uma resposta