Dizer que o primeiro ano de casamento é complicado já é do senso comum. Isso acontece, para os casais que nunca moraram juntos, visto que precisam se adaptar a nova vida e rotina, conhecer os costumes e manias do outro no dia-a-dia, além de que começam a passar muito mais tempo juntos.

Mas também, acontece com casais que já moravam juntos e só oficializaram o casamento agora, pois passaram muito tempo planejando o casamento, o que costuma ser muito estressante. E de repente, chega o momento esperado que é muito emocionante e depois precisam voltar ao cotidiano. O que traz uma quebra de expectativa.

Então, se você quer entender um pouco mais sobre essa dinâmica e como passar por esses problemas da melhor forma, continue lendo.

Casal juntos prestes a se beijar. Ambos estão vestidos de branco e ele está dando uma flor para ela.
Se casar com quem ama é sempre um sonho. Porém, quando acontece, acabam surgindo diversos desafios. E está tudo bem, isso é comum. (Reprodução/Pexels)

Problemas comuns

1- Dinheiro

Durante o namoro, os casais tem noção do estilo de vida um do outro. Porém, uma coisa é ter uma ideia e outra é a realidade em si. Pois, a partir do momento em que se casam, passam a dividir as despesas. Por isso, é importante ter uma conversa honesta sobre quanto cada um ganha, se já tem dividas não resolvidas, para saberem como lidar com isso. Até porque, se fizeram festa de casamento e lua de mel é provável que tenham parcelado várias coisas.

Sei que é um tópico difícil, mas as discussões que virão disso se não conversarem serão mais ainda. Dessa forma, façam um planejamento das finanças. Quanto cada um tem, quanto pretendem gastar por mês e como diminuir alguns gastos.

Casal brigado dentro do carro. Ela está com braço apoiado na janela do carro, veste uma blusa sem manga de gola alta branca e lenço cinza na cabeça. Enquanto ele está no lado do motorista de jaqueta de couro.
Ah, outro ponto, não precisam ficar com vergonha se um tiver um salário muito mais alto que o outro. (Reprodução/Pexels)

2- Expectativa x Realidade

Sempre tenha em mente que ele antes do casamento e depois será um pouco diferente. Isso acontece, porque antes há uma fase de tentar impressionar. Mas, assim que se casam, precisam focar em outras coisas, serem mais responsáveis, em relação ao lar e ao profissional. O que é perfeitamente normal. O conselho aqui é não deixar que o relacionamento caia na rotina com o tempo.

Outro ponto, que pode ser um pouco frustante. Se vocês só começaram a morar juntos agora, podem aparecer características e hábitos dele que você não sabia… e que não goste. Por isso, é importante manter um pé na realidade e saber que vão aparecer esses detalhes “irritantes”. No entanto, desde que não seja algo prejudicial para nenhum dos dois, será algo que você irá se adaptar. Assim como, ele precisará se adaptar aos seus hábitos.

Casal abraçado. Ele tem cabelo castanho claro liso penteado para trás e ela tem cabelo preto liso e de franja. Ambos estão usando branco.
O que nos torna quem somos, são nossas qualidades e defeitos. Os quais vocês vão conhecer mais um no outro. (Reprodução/Pexels)

3- Falta de comunicação

No tópico anterior falei sobre a aceitação da realidade. Entretanto, se for algo que realmente te incomoda, seja o que for, você pode conversar com ele sobre isso. O que vale para várias situações.

Em resumo, comunicação é a chave. Desse modo, tem que começar mesmo nas pequenas coisas, como tarefas domésticas, fazer as compras, dizer algo que está te incomodando, etc. O respeito também é essencial, igualmente, para os dois. Assim, em discussões, mesmo quando discordarem intensamente sobre algo, deixe claro seus sentimentos, mas de maneira respeitosa.

Casal distante brigado. Ela está sentada numa cadeira com o rosto triste, ela está com cabelo preso e jaqueta. Já ele está fumando perto da janela e usa roupa todda preta
No começo, algumas coisas vão precisar de ajuste. Porém, este é só o primeiro ano, vai passar e vocês continuarão tendo uma vida em conjunto pela frente. (Reprodução/Pexels)

4- O tempo

Agora que vocês estão casados, passarão cada vez mais e mais tempo juntos. O que pode ser cansativo, pois, as vezes você só queria voltar para casa e ficar sozinha, mas não é possível (aqui também entra a questão da comunicação). Portanto, é necessário manter sua vida e amizades fora do casamento. Bem como, incentivá-lo a encontrar hobbies também, se ele já não tiver. Para entender mais sobre esse assunto, leia este artigo sobre por que é importante ter um tempo só para você no relacionamento.

Mulher segura flor vermelha e a encosta na boca. Ela está de coque e usa regata preta de alcinha.
Passar um tempo sozinha vai te ajudar a acalmar e sentir mais você mesma. O que é benefíco tanto para ti, quanto para seu relacionamento. (Reprodução/Pexels)

Por fim, o que posso te dizer é que esse primeiro ano vai passar. E com o tempo vocês vão aprender a se ajustar um ao outro. Enquanto isso, espero que essas dicas te ajudem. Ah, não esquece de me contar nos comentários o que achou e se tem alguma outra dificuldade que você está enfrentando nesse primeiro ano de casamento.

Deixe uma resposta