Ao planejar seu casamento, algumas coisas precisam ser levadas em conta. Como a escolha do local, o horário, a quantidade de convidados, se vai ter festa depois ou não. Além disso, qual o traje da noiva e do noivo. Para escolher o traje das noivas, já temos algumas inspirações aqui no blog, como as roupas para casar no civil e vestidos de casamento da família real britânica. Contudo, é importante lembrar que é um conjunto de elementos para completar o visual. Entre eles, os acessórios, que vão desde brincos a tiaras. Por isso, o artigo de hoje é sobre quais acessórios usar no dia do casamento.

Noiva de vestiod branco, na mão uma luva aberta de renda, pulseira dourada e anel dourado no dedo mindinho, ela segura um buquê de flores lilás;
Os acessórios deixaram sua beleza mais ressaltada no dia do casamento. (Reprodução/Pexels)

Antes de tudo, vale lembrar que aqui estou te apresentando uma visão mais geral sobre cada um. Você pode escolher um ou mais de um no dia do seu casamento. No qual, será necessário adaptar ao seu estilo e equilibrar com os outros elementos que você estará usando, como o vestido (se é mais romântico, minimalista, etc), o buquê e as cores escolhidas.

1 -Véu

A tradição do véu se iniciou na Grécia Antiga. Por ajudar a proteger a noiva tanto do sol, vento e insetos, como do mau olhado, segundo a crença da época. Seu uso não é obrigatório, mas caso decida usá-lo saiba que existem diversos tipos de véu: longo, médio, no cotovelo, no ombro, capela, mantilha, voillete e folha de rosto. Para entender melhor sobre cada um deles, clique aqui. Além dos comprimentos, também escolhe-se se é liso ou rendado, se tem alguma predaria, etc.

Imagem de três mulheres, a primeira com um véu voillete com detalhe de flor, e cabelo preso. A segunda usa vestido longo, com manga comprida e costas rendada. Cabelo preso em coque e véu cauda longa. A terceira também está de cabelo preso em coque, ela usa uma tiara e véu folha de rosto, além de segurar buquê de flores brancas na mão.
Caso queira usar o véu, escolha um que mostre sua essência. (Reprodução/Pinterest)

Nas imagens de exemplo, temos, respectivamente: um véu Voillete, que é este pequeno, ele não cobre muito do rosto, por isso, é mais informal e descolado. Depois um véu cauda longa, ele se arrasta no chão enquanto anda,e tem um efeito dramático e sofisticado. Por último, um véu folha de rosto, que é um dos mais comuns. É o que cobre o rosto da noiva.

2 – Grinalda

Pode-se usar a grinalda junto ao véu ou sozinha. Ela  traz sofisticação e atende gostos mais diversificados. Pode ser uma tiara, uma coroa, headband (que é uma faixa), presilhas e até mesmo uma guirlanda de flores. Como dito antes, é preciso combinar com os outros elementos, dependendo de como vai ser festa, se for ao ar livre, por exemplo, combina mais com uma guirlanda.

Três noivas. A da esquerda é de cabelo loiro e liso está de coroa, cabelo preso em coque. A do meio tem cabelo crespo e preto, usa uma tiara de cristais, e o cabelo está solto, ela usa vestido rendado ombro a ombro. A da esquerda está com uma tiara delicada de flores pequenas prata, cabelo solto e de luzes loiras, vestido de alça.
Com uma tiara ou coroa você se sentirá uma princesa. (Reprodução/Pinterest/Lápis de Noiva)

Na foto temos, na esquerda, uma coroa, enquanto o cabelo está de coque. No centro, uma tiara de  pedras de quartzo natural e cristais e cabelo solto. Já na direita, uma tiara delicada com os detalhes em formato de folhas, com o cabelo meio preso.

3 – Brincos

Se no véu e/ou grinalda você optou pelos que se destacam mais e são mais estravagantes, aqui você precisará ser mais discreta para equilibrar. O mesmo vale ao contrário, por exemplo, você decidiu por usar apenas uma tiara, então, escolha por brincos maiores. Outro fator, é o tamanho do decote. Se os ombros estão descobertos, brincos maiores ficam melhor.

Três noivas. A da esquerda usa tiara fina e cabelo castanho escuro preso em coque embaico, brinco de peróla e vestido que cobre todo peito, sem decote. A do meio tem cabelo loro e preso em coque mais desbojado, enquanto o brinco é maior e em formato de flor branca, o vestido é tomara que caia. A da direita está de cabelo castanho escuro preso, com brinco grande em formato de gotas azul, também de tomara que caia.
O brinco precisa harmonizar com o resto da imagem que foi construida. (Reprodução/Vestida de Noiva/Pinterest)

Nas fotografias acima, você pode conferir alguns exemplos.  A primeira, como está com um vestido que tampa boa parte, ela optou para um brinco pequeno de peróla. Até porque, combinou com o estilo mais simples e delicado que ela construiu. Em seguida, a segunda e a terceira usam brincos maiores por estarem de tomara que caia.

4 – Colares

Alguns pontos para se levar em conta, é se o vestido já não tem muitos detalhes, como bordados e pedrarias. Pois, se a resposta for sim, é melhor usar um colar mais simples. O mesmo vale ao contrário, se o vestido tiver poucos elementos, todo liso, compensa usar um colar mais trabalhado e enfeitado.

Três mulheres de vestido de noiva, imagem cortada, só é possível ver o pescoço e início do vestido. A primeira usa um maxicolar de várias bolinhas, a segunda está de decotes nas costas, então usa colar invertido delicado, com bolas muito pequenas espaçadas, a terceira usa um colar de duas voltas, porém ele é bem fino em espessura e delicado, tem um pingente pequeno também.
Observe o estilo do seu vestido antes de escolher o colar. (Reprodução/Pinterest/Pexels)

Nas imagens temos, primeiro, um maxi colar, visto que o vestido dela é liso. Em segundo, quis trazer uma ideia legal. Se seu vestido for aberto nas costas, use um colar invertido (nas costas, para dar um toque especial. Por último, em terceiro, como o vestido tem babados, ela escolheu por uma corrente fininha.

Mais do que isso, vale comentar que, para as noivas católicas, também podem usar um terço.

5 -Pulseira

Esta é uma peça que precisa levar menos destaque. Justamente por estar perto da mão, que é onde irá a aliança e neste momento será mais relevante.  Portanto, veja esses exemplos. Conseguiram ficar lindos, sem chamar muita atenção.

Três noivas. A primeira usa vestido ombro a ombro com a manga 3/4 transparente, comuma pulseira com circulos prateados. A do meio é a imagem de uma mão com pulseira simples, ela é dourada e com três bolas pequenas de perólas. A da direita está de olhos fechados segurando seu véu, sua pulseira é toda de perólas.
É aconselhável que as pulseiras sejam mais discretas. (Reprodução/Pinterest/Enoivado/Mbastosjoias)

6- Luvas

As luvas são para as noivas que querem um estilo mais tradicional e até mais princesa. Inclusive, o primeiro exemplo abaixo, é da Daphne, personagem da série Bridgerton, ao casar com o duque.  Em relação ao tamanho, as luvas mais curtas servem para casamentos diurnos, as semilongas, para os de tarde e as mais longas para os noturnos. Além disso, é preciso considerar o vestido, se ele tem manga curta ou não.

Três noivas, A primeira é a personagem Daphne Bridgerton, com vestido de manga curta bufante e luvas longas. A do meio usa vestido tomara que caia com decote em coração e mangas semilongas 3/4. A terceira, usa luvas curtas transparentes e com detalhe de laço grande na parte de cima
Aqui vemos, na ordem, uma manga longa, uma semilonga e uma curta. (Reprodução/Brides/Pinterest)

Ademais, vale pontuar, que as joias tem que seguir um padrão. Caso você opite por uma tiara prateada, as outras peças, como brincos e colares, também que tem que ser de prata. Assim, fica mais harmônico.

Existem mais alguns acessórios. Mas, por hoje, fico por aqui. Quis trazer apenas os principais. Então, me conta nos comentários o que achou!

Deixe uma resposta