Não estou dizendo que você deva entrar numa relação amorosa. Mas caso entre ou já esteja em uma, saiba que um relacionamento saudável, de muito amor, parceria e confiança, traz  suporte diário e conforto para o casal. Mais do que isso, há outras vantagens de se estar em um relacionamento. Tanto emocionais, quanto físicas. As quais se devem ao cuidado a mais que você passa a receber. E é sobre elas que vou falar neste artigo.

Mulher abraça namorado por trás, ambos estão felizes. Ela está de cabelo castanho escuro preso em coque, de olhos fechado e usa jaqueta jeans preta. Ele é ruivo, tem barba, usa camiseta bege quase branca e também está de olhos fechados.

Conheça benefícios de ter alguém para passar a vida a dois.(Reprodução/Pexels)

1- Mais felicidade

Existem estudos que comprovam que um relacionamento nos deixa mais felizes e saudáveis. Isso se deve, primeiramente, aos hormônios liberados quando estamos com alguém que amamos. Como a oxitocina, conhecida por “hormônio do amor”. Ela possui efeito calmante, ajudando a diminuir o estresse e sintomas de ansiedade e depressão, por exemplo. Bem como, a dopamina, que traz sensação de bem-estar e estimula o ânimo, é ela que no inicio do relacionamento de faz ficar hiperfocada e só enxergar ele.

Para além disso, há os fatores que envolvem a convivência. Exemplo disso, é ter alguém que compartilha dos mesmos gostos que você, que pode se divertir e compartilhar experiências. Como também, alguém que dê apoio emocional, que entenda o que você está sentido. Que te apoie nos seus sonhos e metas, que partilhe de seu propósito de vida. Isso faz você se sentir mais compreendida, focada e segura.

Casal na neve. Ele está de blusa de frio e luvas pretas e cachecol vermelho com branco. Ela está sorrindo, seu cabelo castanho está solto e ela usa moletom vermelho com cachecol cinza com branco.

Sendo assim, te deixa mais feliz de forma psicológica e fisiológica. (Reprodução/Pexels)

2- Ajuda na saúde

Outro ponto, é em relação a saúde física. O que está muito relacionado a questão de ter alguém para cuidar de você, oferecer apoio e te lembrar de se cuidar. Por exemplo, há uma redução de ataques de coração em homens e mulheres casados de todas as idades. As possibilidades apontadas são: pessoas casadas costumam ter hábitos mais saudáveis e ter um ciclo social que os apoie,  que ajuda na saúde forma geral. Além de que, pessoas casadas acabam procurando o hospital mais cedo e depois que são liberadas, recebem um bom tratamento em casa, gerando mais conforto,

Ademais, tem um estudo sueco de 2009, que aponta que cidadãos casados na meia idade tem 50% a menos de chance de desenvolver alzheimer e outras formas de demência, do que quem vive sozinho. A possibilidade para isso, é porque costumam ter mais interações sociais, mesmo depois de mais velhos, quando casados.

Casal está andando de mãos dadas em uma rua. Existe um batente que ela está andando em cima e ele está ajudando ela a se apoiar.

Ter alguém que se preocupa com você faz toda diferença na sua saúde. (Reprodução/Pexels)

3- Te faz ser uma pessoa melhor

Por último, estar em um relacionamento faz com que sempre haja um equilíbrio no que é bom para ambos, é preciso sair da zona de conforto, ceder as vezes, sair com o grupo de amigos e família do outro, coisas que fazem você amadurecer. O que pode fazer você se tornar mais paciente, compreensiva e mente aberta. Até porque, você tem alguém do seu lado que mostra seus erros e acertos, te influenciando a ser uma pessoa melhor.

Imagem de mãos entrelaçadas, em uma das mãos tem uma pulseira e na outra é possível ver a manga de uma camisa azul.

É ideal estar com alguém que nos faça evoluir. (Reprodução/Pexels)

Quais dessas vantagens de se ter um relacionamento saudável você já sabia ou gostou mais de saber? Me conta nos comentários!