No mundo das alianças, se existe algo que é bem forte, são os simbolismos. Eles podem ser encontrados em diversos cenários, até mesmo na própria natureza das alianças, que são extremamente simbólicas, e já até comentamos sobre isso num texto prévio aqui de nosso blog. Então, o post de hoje será mostrando qual a diferença das alianças de prata e de ouro em seus simbolismos.

Noivo segurando aliança de ouro amarelo.
Noivo segurando aliança de ouro amarelo.

Tradicionalmente, quando observamos metais como a prata e o ouro, ambos são vistos como preciosos e de alto valor. Simbolizando a nobreza, realeza, pureza e até mesmo a iluminação, tanto o ouro quanto a prata possuem diversas referências místicas e históricas. Abordaremos melhor cada um desses simbolismos posteriormente, mas antes:

Na aliança, qual a diferença no uso dos metais?

De uma forma geral, alianças são símbolo de compromisso, um pacto entre as duas pessoas. Quando o assunto é a escolha do metal que compõe a aliança, isso não necessariamente vem a importar muito, já que as alianças de prata e ouro representam, da mesma forma, o relacionamento.

Alguns casais preferem usar alianças de prata enquanto anéis de compromisso, e alianças de ouro no momento de “progredir” ao casamento em si. Mas, de uma maneira ou de outra, ambas as alianças inquestionavelmente simbolizam a relação, e a escolha do metal cabe apenas ao casal, como sempre comentamos em nosso blog.

Quando falamos em durabilidade, ambos os metais são bem duráveis, capazes de sustentar anos e anos de uso sem perder a forma, a cor ou a estrutura.

E qual a diferença das alianças de prata e de ouro?

Aqui podemos nos perder nas descrições, levando em conta tanto o aspecto religioso quanto o histórico e o cultural. Vamos procurar nos limitar um pouco e explicar o que cada metal representa como um todo.

Simbolismo do ouro

O ouro, por exemplo, está sempre associado ao dia, à luz solar, sendo até mesmo um dos símbolos sagrados da Igreja Católica. O ouro é um dos presentes que Jesus Cristo recebe de um dos três Reis Magos.

Na cultura asteca, ouro é algo que diz respeito à fertilidade e natureza intocada da terra. A pepita de ouro ainda pode ser vista enquanto um símbolo de renovação periódica da natureza. Numa repetição quase cíclica de culturas, vemos o ouro enquanto luz mineral, algo de divindade inerente e celestial.

Par de alianças de ouro ao lado de convites de casamento.
Par de alianças de ouro ao lado de convites de casamento.

E a prata? O que ela representa?

Se o ouro representa o dia, a prata certamente representa a noite. Tida como um metal que representa a delicadeza, em contraste ao ouro que seria mais forte, existe uma dicotomia muito grande, onde até se considera o ouro mais masculino e a prata mais feminina.

De uma maneira geral, a prata representa a dignidade, a pureza, franqueza, fidelidade, assim como a capacidade de planejamento, pensamento, cuidado e dedicação. A prata seria a sabedoria divina e o ouro seria algo como o amor divino.

E o que posso fazer com essas informações no momento de decidir meu par de alianças?

Tomar uma decisão realmente pensada. Você, enquanto pessoa que está encomendando o par de alianças, ou vocês enquanto casal, precisam decidir o que melhor representa a relação de vocês. Não existem regras, não existem regulamentos a serem seguidos aqui. Estamos falando sobre o seu relacionamento, sua realidade, seu amor. O que melhor representaria isso?

O que vale aqui é o sentimento que você coloca na peça, na forma que vocês decidem como será o par de alianças. É necessário fazer algo próprio a vocês, algo não replicável, uma vez que representa o relacionamento que fora construído em todo o tempo de comunhão entre o casal.

Foto preto e branco de casal com olhar apaixonado um pelo outro.
Casal com olhar apaixonado um pelo outro.

Que tal dar uma olhadinha em como o par de alianças pode ser feito? Corre em nosso software de simulação e veja com seus próprios olhos como seu par de alianças pode ficar. Esperamos sua visita desde já, assim como sua encomenda! Até muito breve!