Alianças são o símbolo de uma promessa de união duradoura e forte, por isso é importante escolher os melhores materiais para eternizar o momento. Mas, você sabe dizer qual é a diferença entre alianças maciça, banhada ou folheada?

Foto colorida de par de alianças em monte de areia.
Conheça as diferenças entre alianças maciça, banhada e folheada.

Em suma, enquanto que a maciça é feita com uma liga metálica que leva ouro em sua composição, a banhada recebe um banho do metal e a folheada é coberta apenas com uma fina camada de ouro (chapeada).

Mas, não é só isso. Portanto, para saber outras diferenças entre esses tipos de alianças e também qual escolher, siga com a gente!

Entenda a diferença entre alianças maciça, banhada ou folheada

Para entender melhor a diferença entre alianças, vamos, em primeiro lugar, falar sobre cada uma delas em separado:

Alianças maciças

Sem dúvida, as alianças maciças são as que mais possuem ouro. Isso porque o próprio corpo das joias são feitos com a liga metálica ideal para alianças: 75% de ouro + 25% de outros metais que variam de acordo com o tipo de ouro.

Por isso, essas alianças são as mais duradouras e não sofrem com a oxidação, afinal, o ouro é um metal que não oxida com o tempo.

Além disso, em geral, os fabricantes desse tipo de joia costumam identificar no interior das peças a quantidade de ouro.

Na maioria das alianças de casamento vendidas no Brasil, por exemplo, vemos a indicação de 18K. Isso significa que a peça possui 18 partes de ouro para cada 6 partes de outros metais.

Por conta dessas características, são as alianças mais caras.

Foto colorida de noivos segurando as alianças nas palmas dão mãos. A mão do noivo está embaixo da mão da noiva.
Alianças maciças são as mais caras.

Alianças Banhadas

As alianças banhadas, por sua vez, possuem o corpo feito com algum outro metal como cobre ou até mesmo bronze e, depois disso, passam por um banho com produtos químicos.

Esse banho recebe o nome de galvanoplastia e, de acordo com a qualidade e tempo de duração do processo, as peças terão mais ou menos qualidade.

Em suma, os metais ideias para o banho são os sais de ouro, prata ou ródio, que são escolhidos para propósitos diferentes.

Peças banhadas a ouro possuem alguma resistência à oxidação. No entanto, não apresentam a mesma resistência ao tempo e uso como alianças maciças. Por isso são também mais baratas.

Além disso, as alianças banhadas são semijoias. Portanto, não entram no mesmo patamar das anteriores.

Quando as alianças banhadas são bem feitas, elas apresentam no interior um indicativo HGE, que mostra que a peça não é maciça e sim banhada.

Foto preto e branco de noivo segurando as caixas abertas das alianças.
Alianças banhadas a ouro são semijoias.

Alianças Folheadas

Esse tipo de aliança é o mais barato, porém de menor qualidade. Em resumo, essas peças oxidam com o tempo pois recebem apenas uma fina camada de ouro (chapeação) sobre algum outro metal.

Geralmente se usam metais como, por exemplo, prata, latão, cobre ou níquel para fazer o corpo da peça e depois se coloca uma folha de ouro por cima.

Por conta disso, essas peças perdem o brilho e até mesmo a cor de forma rápida. São peças desse tipo que deixam aquela mancha verde sobre a pele, além de ficarem também com esse aspecto.

As alianças folheadas estão caindo em desuso, afinal, realmente não possuem boa qualidade. Além disso, são consideradas bijouterias e, por isso, joalheiros evitam fabricá-las

Como escolher entre alianças maciça, banhada ou folheada?

Acredito que, diante de tudo o que já falamos a respeito das diferenças entre alianças maciça, banhada ou folheada, não restam mais dúvidas:

Na hora de escolher as alianças para momentos especiais e marcantes da sua relação, a preferência sempre deve ser pelas maciças.

Mesmo que o investimento inicial seja mais caro, elas manterão o brilho e aspecto inicial por muito mais tempo. Afinal, o ouro praticamente não oxida com o tempo e consegue manter suas características a longo prazo.

Além disso, são peças com muita classe e sofisticação. Por isso, vale a pena investir em joias de qualidade para selar uma união.

Deixe uma resposta