Muitas vezes nos deparamos com termos que não entendemos totalmente o seu significado. No mundo das joias, seria o diamante, a zircônia, strass e cristais, que a maioria não sabe qual a diferença. Afinal, alguns desses são até semelhantes na aparência. Para aprender sobre cada um e poder diferenciar, continue lendo.
Diamante
Para começar, o diamante, que tem um preço elevado. Mas, não é atoa. Ele é formado por átomos de carbono puro, demora milhões de anos para se formar, e duram para sempre. De modo que, são resistentes, duros e só podem ser riscados por outro diamante.
Zircônia
Existe a zircônia natural, composta por óxido de zircônio (ZrO2), mas que é rara de se encontrar. Por isso, a mais comum no mercado é a produzida em laboratório. Tem como objetivo imitar o diamante. Visto que, sua aparência é muito semelhante e só pessoas acostumadas com joias e semijoias sabem notar as diferenças.
Mais do que isso, é altamente resistente a impactos e a corrosão. Ao mesmo tempo, é bem mais barata que o diamante. Dessa forma, ela é uma pedra de alto nível, usada em joias e semijoias, mas com um preço mais acessível. Se quiser saber mais, tem uma matéria aqui no blog explicando sobre, clique aqui.
Strass
O strass é uma pedra sintética, inventada no século XVIII, com o objetivo de imitar o diamante. Por isso, ela tem uma camada refletora, feita de metal, para dar brilho. Além disso, é produzida a partir de estilhaços de vidros ou fragmentos de plásticos.
Portanto, sua qualidade é inferior as outras mencionadas. Ela pode perder o brilho e se quebrar com facilidade. Ademais, ela é colada no material ao invés de cravejada. O que significa que ela é mais barata para ser produzia e comercializada, sendo utilizada em bijuterias.
Cristais
Há dois tipos diferentes que você pode pensar ao ouvir o nome “cristal. O primeiro, é o da foto abaixo, por exemplo, a ametista, o olho de tigre, o quartzo, etc. Segundo o site Dani Noce, “são substância sólidas formadas pela ‘agregação regular de partículas’ (…) simétricas e perfeitas, que levaram milhões de anos para se formar”. Atualmente, estão muitos famoso para colocar em casa e usar em colares e pulseiras. Só é preciso ter cuidado para não comprar um falsificado (sendo vendido como verdadeiro).
Enquanto isso, o segundo tipo é o usado nas semijoias. É um cristal feito de vidro, o qual é lapidado depois. Diferente da zircônia que brilha, o cristal é translúcido. Além de que, tem menos resistência que a zircônia.
Espero que o artigo tenha esclarecido suas dúvidas. Caso não, me conta nos comentários! E também me fala o que achou de saber dessas diferenças.