Ao comprar uma aliança de casamento é claro que você deseja que ela seja confortável e fique bonita na sua mão. Entre os fatores que interferem para isso, está a espessura ideal de uma aliança.

Além disso, a espessura de uma aliança interfere também em seu valor. Por isso, é preciso pensar sobre e tentar encontrar um equilíbrio.

Entenda melhor a respeito disso no decorrer do presente artigo para escolher a espessura ideal de uma aliança para você e seu amor.

Mão com aliança bulgari, que possui grande espessura, como costuma ser vários modelos dessa marca
Aliança Bulgari, com grande espessura.

O que é espessura da aliança?

A espessura se refere a “altura” da aliança, o que depende de quanto metal (ouro, prata, etc) é utilizado. Isto é, a sua “grossura”.

Diferença entre largura e espessura explicada em uma imagem.
Diferença entre largura e espessura explicada em uma imagem. (Reprodução/Altar Alianças)

Porém, não é tão comum mais as lojas de alianças colocarem as espessuras nas descrições dos produtos. Isso ocorre porque hoje se fala mais do peso da aliança.

Ou seja, quantas gramas de ouro tem uma aliança. A partir disso, você pode ter uma ideia ao comprar pela internet qual espessura será sua aliança.

Assim, vou te dar um exemplo, o padrão para um par de alianças de 3mm de largura é ter 3g de ouro (4mm ter 4g de ouro e por ai vai).

Se você encontrar uma aliança de 3mm com 6g de ouro, significa que ela tem uma espessura média, mas nesse caso, bem confortável também.

Porém se fosse uma aliança de 3mm com 15g de ouro, provavelmente ficaria bem desconfortável.

Qual espessura escolher para a aliança?

Opte por espessuras médias, algo em torno de 1.0 mm e 1.7 mm. O motivo disso é realmente o conforto. Se a aliança for muito grande em sua espessura, poderá tornar-se bem desconfortável entre os dedos e incomodar ao usar.

Desse modo, não se recomenda que você adquira aliança 2mm de espessura ou mais.

Outro ponto é o peso, que pode ser incômodo com o uso diário. Esse peso também pode ser influenciado pela largura das alianças, outro ponto que deve ser levado em consideração.

Em contrapartida, se a espessura for muito fina, você vai perceber que suas bordas são “afiadas”, o que pode tornar fácil de amassar.

Contudo, muitas lojas fazem isso para baratear as alianças.

Na Altar Alianças presamos pela qualidade e conforto, inclusive você pode tirar dúvida sobre qual melhor espessura para sua aliança com nossas atendentes.

Par de alianças arredondadas com pedras
Alianças de Casamento Guiana da Altar Alianças tem uma largura e espessura ideal de uma aliança. Além de ter pedras lindas.

Como escolher a largura das alianças?

Aqui nesse ponto, existem 3 tipos específicos de alianças em relação a sua largura: as discretas, intermediárias e largas. Vamos explicar especificamente os tamanhos de cada uma delas, de acordo com os padrões:

  • Alianças discretas: Com seus 2 mm a 4.5 mm de largura;
  • Alianças intermediárias: Com 5 mm a 6.5 mm de largura;
  • Alianças largas: Possuem de 7 mm a 9 mm de largura.

A largura das alianças precisa ser escolhida dentro desse espectro. Esses 3 tipos de alianças refletem tanto uma estética moderna, quando vemos as discretas, quanto algo mais clássico, ao observarmos as largas.

Diferenças de larguras de alianças, do 2mm aos 10mm
Preparamos esta imagem com as diferentes larguras que vendemos para você visualizar a diferença.

E quanto à presença de pedras?

Algo tão relevante quanto a escolha da espessura e da largura das alianças é a presença ou ausência de pedras.

Se existirá o investimento em pedras, serão algumas ou muitas? Nesse cenário alguns detalhes devem ser compreendidos.

As pedras mais usadas nas alianças no Brasil são as de zircônia. Porque além de qualidade e seu brilho ser assemelhado ao do diamante, elas tem um preço bem mais baixo.

Mas, é claro que se você tiver condições os diamantes são uma opção incrível. Assim como outras pedras para joias, como esmeralda, rubi, etc.

Outro ponto é o encarecimento das alianças: pedras podem aumentar e muito o custo da peça, mas certamente dão um charme único.

Outro ponto, é que dependendo do tamanho da pedra e da quantidade, pode ser necessário aumentar a espessura para aguentar a estrutura.

A boa notícia é que na Altar Alianças temos uma seção de preço único. De modo que as espessuras são padrões e você não precisa se preocupar com esse detalhe.

O preço único significa que, por exemplo, todas alianças de 6mm de largura (com 7g de ouro) tem o mesmo valor, independente se tem pedra ou do seu acabamento.

Mais algo a ser levado em consideração?

O Conforto Interno das Alianças

Por fim, algo que você também poderá analisar é a anatomia das alianças. Quanto mais confortável for o acabamento de sua aliança, melhor.

Portanto, no momento de optar por modelos de aliança, procure um formato anatômico ou semi anatômico, ou seja, mais arredondado no interior da joia, diminuindo a superfície de contato do metal e da pele.

Isso também permite que existam algumas flutuações no tamanho do dedo, quer a pessoa ganhe um pouco mais de peso ou perca um pouco. O “boleamento” da aliança permite que exista uma maior flexibilidade nesse cerne.

Isso não significa que alianças com interior reto não sejam boas, longe disso.

Inclusive, é o formato tradicional das joalherias!

Porém, com tempo foram sendo procuradas mais formas de trazer conforto para as alianças.

Como o estilo do casal afeta na escolha da espessura?

A espessura da aliança afeta atividades diárias de quem a usa.

Por isso, sua escolha depende do estilo de vida e pessoal do casal.

Optar por algo mais fino e delicado ou mais largo e chamativo, diz muito sobre a dinâmica dos dois, talvez um meio-termo entre suas personalidades seja o melhor na hora de escolher a espessura ideal de uma aliança.

Compra online ou presencial?

Outro fator é a pesquisa. Procurar pelo preço justo ao bolso é imprescindível, mas hoje sabemos que às vezes a compra de produtos varia de preços do online pro presencial.

Já para a compra presencial em lojas físicas, temos a vantagem de poder experimentar, tocar e ver o produto.

Porém também podemos pagar um pouco mais caro por conta do serviço prestado nas joalherias. Tem também a praticidade de resolver, se caso precisar trocar ou ajustar algo.

A vantagem em procurar online está, no preço que pode ser mais baixo em certas lojas e nas variedades que às vezes numa loja possa demorar a ter.

A dica aqui é balancear as duas opções, se escolher por uma loja online se certifique da seriedade da joalheria e busque opiniões de clientes que já comparam com eles.

Já se optar por uma física, dê uma boa olhada em várias espalhadas pela região e compare preços por espessura da aliança.

Na Altar, você tem uma variedade de opções de alianças, bem como, um atendimento personalizado para tirar suas dúvidas.

E se quiser, temos um showroom em Goiânia para quem gosta de conhecer presencialmente.

Por fim, essas dicas valem para espessura de anel também!

Então, você já sabe qual espessura é ideal para sua aliança? Qualquer dúvida pode deixar nos comentários.

Na Altar você pode escolher sua espessura. Nós, estamos esperando seu pedido desde já.

Acompanhe nosso Instagram e o Site para as melhores promoções e descontos exclusivos!