A palavra “aliança” vem do latim “alligare”, que significa união. Assim, ela representa um símbolo de compromisso entre o casal. Sendo trocadas durante os votos, que prometem fidelidade, respeito e amor eterno.

Acompanhando os dois pela vida toda. Por isso, é tão importante encontrar algo que combina verdadeiramente com vocês.

Para ajudar neste processo de qual aliança escolher, conheça mais sobre a diferença da prata e do ouro branco.

Aliança na cor prata com diamante redondo em cima de um pano.

Mesmo que o dourado seja o mais comum em alianças, a cor prata também faz sucesso. (Reprodução/Pexels)

Como são feitas as alianças?

Para começar, é relevante responder algumas dúvidas comuns sobre as alianças. Se você acompanha o blog, já deve estar familiarizada com estes conceitos.

Existem diversos detalhes que são levados em consideração, a vantagem aqui na Altar é justamente que você pode definir cada um, personalizando a aliança, ou escolher um modelo em nosso catálogo.

Segurando um anel na cor prata com pedra amarela.

Ao escolher uma aliança, decide-se quais materiais e ornamentos prefere. (Reprodução/Pexels)

Em primeiro lugar, é decidido com quais metais ela será feita. O metal principal costuma ser o ouro ou a prata.

Contudo, só ele não consegue resistência o suficiente para ser usado diariamente. Então, mistura-se com outros metais, dando liga. O que causa as diferentes cores.

Por exemplo, para criar o ouro rosé, usa-se 75% de ouro puro, com  22,25% de cobre e 2,75% de prata.

Em segundo lugar, escolhe-se entre os acabamentos, se vai ser fosco, polido, diamantado, martelado ou jateado. Bem como, seus entalhes, pedras e se terá uma gravação escrita.

Lembrando que é possível usar duas cores e dois acabamentos em uma só aliança.

Aliança de prata

Aliança reta com entalhe prata 950

Para adquirir esta aliança, clique aqui.

A prata é comum em joias, por ser um metal nobre e de preço acessível. Sua classificação também é feita a partir da quantidade de prata pura e de outras ligas metálicas. Havendo três tipos mais comuns: 975, 950 e 925. Ou seja, a prata 950 tem 95% de prata pura e 5% de cobre, que é a utilizada pela Altar.

Sendo mais utilizada em anel de compromisso e depois trocada por uma de ouro no pedido de casamento, isso não impede que ela seja a escolhida para seu anel de noivado e de matrimônio. Afinal, ela é bem famosa entre os jovens.

No entanto, o único “problema” dela é que sofre maior oxidação que o ouro, principalmente ao ser misturado com o cobre. Desse modo, tem maior possibilidade de ficar com machinhas escuras.

Mas, não precisa se preocupar. Pois, cuidando do anel de maneira certa, bem como, fazendo limpeza nele esporadicamente, ele ficará conservado em ótimo estado.

E caso surja alguma macha, existem receitas caseiras que conseguem tirar.

Aliança de ouro branco

Aliança ouro branco 18k detalhe escovado com brilhantes

Compre esta linda joia na loja da Altar Alianças.

Enquanto isso, há o ouro branco, que é feito por 75% de ouro puro e 25% de paládio. Dessa maneira, toda sua composição é feita de ótimos materiais, que tem pouca probabilidade de se oxidar e corroer.

Por isso, seu preço costuma ser mais elevado. Outro ponto, é que como é feito de ouro, é bem visto em pedidos de casamento.

O ouro, como é de amplo conhecimento, é um dos metais mais nobres e raros, não podendo ser fabricado. Mais do que isso, ele é o mais maleável e ao mesmo tempo resistente quando misturado com outras ligas.

Por esse motivo, é altamente valorizado em nossa sociedade desde os tempos antigos. Exemplo disso, as primeiras alianças encontradas, no Egito Antigo, eram feitas de ouro.

Já o paládio é um metal que proporciona maciez e tem alta resistência à corrosão. Chegou em 2018, a ficar mais caro que o ouro, o que é bem raro de se acontecer.

Em síntese. ambos materiais ficam lindos nas alianças, cada um tem sua vantagem e desvantagem.

Basta avaliar qual pesa mais para você, na hora de escolher qual aliança prefere entre a prata e o ouro branco.

Ao decidir, confira nosso catálogo que tem ambas opções com diferentes acabamentos e detalhes.

Me conta nos comentários o que achou e qual sua preferida! Até breve!