As cerimônias de casamento são sempre lindas de se assistir. Pois, é muito emocionante presenciar a união de duas pessoas que se amam. Contudo, organizar para que haja um bom resultado final, é um processo mais longo, visto que envolve diversos detalhes. Para isso, é preciso treinamento e organização. Um deles que é essencial conhecer é a ordem de entrada no casamento, mas você sabe qual é? Venha descobrir!

Noivo e noiva se olhando. Ambos são loiros, ela está de cabelo preso e véu, enquanto segura buquê. Já ele está de terno azul e gravata laranja.

Quando se planeja um casamento, começa a perceber quantas pessoas são necessárias para que se tenha uma cerimônia. Mas, não se desespere é fácil entender a ordem delas entrarem. (Reprodução/Pexels)

A ordem de entrada e saída das pessoas no casamento é conhecida como “cortejo”.  A boa notícia é que existe um padrão a se seguir, assim, se você já presenciou um casamento antes, provavelmente está familiarizada. Mas, a cerimônia precisa ser uma ocasião em que os noivos se sintam totalmente felizes e confortáveis. Por isso, vocês podem alterar a ordem conforme desejarem.

Entrada

Para começar, os primeiros a chegar são os convidados. Em geral, eles são recebidos pela assessoria do casamento ou pelos pais dos noivos. Quando entrarem na igreja ou local que será realizado a cerimônia, cada um pode ser direcionado a sentar de determinado lado, se for seguir a tradição que a família do noivo fica do lado direito e a da noiva do lado esquerdo.

No entanto, nos dias atuais isso só é colocado em prática se vocês quiserem, dado que muitos noivos têm amigos em comum ou simplesmente não se preocupam com isso,  assim, os assentos ficam livres para todos. A exceção é a primeira fileira, que fica reservada para os pais ou padrinhos e madrinhas que não forem ficar no altar.

A partir disso, a ordem é:

1- Noivo e mãe do noivo

Prara abrir o cortejo, entra o noivo com sua mãe. Ele do lado direito e ela do lado esquerdo. Inclusive, é um bom momento para dizer que em toda essa ordem, os homens estarão do lado direito e as mulheres do esquerdo. Isso, tomando como referência os convidados, que estão virados para o altar.

Outro ponto, é que se o noivo não tiver mãe ou preferir entrar com outra presença, existem opções como: madrastra, avó, tia ou outra figura feminina importante na vida dele.

Noivo entrando no casamento acompanhado de sua mãe. Ele de terno azul caneta e gravata vermelha e ela de vestido azul claro.

O casamento inicia, começando momentos de grandes emoções. (Reprodução/Pinterest)

2 – Pai do noivo e mãe da noiva

Em seguida, entra o pai do noivo com a mãe da noiva. Como aqui estamos falando de pais, vale ressaltar que eles podem ficar no altar a cerimônia toda ou quando a noiva entrar eles sentam nas primeiras fileiras. O mesmo vale para os outros dessa lista.

3 – Padrinhos e madrinhas

Depois, entram em par uma madrinha e um padrinho, até que todos estejam no altar. Lembrando que as madrinhas irão para o lado da noiva e os padrinhos para o do noivo.

4- Pajens e daminhas

Chega a hora dos pajens e das damas entrarem. O que pode ser bem variado, afinal, é opcional e depende da vontade dos noivos. Desse modo, podem ser alguns pares ou apenas uma daminha e/ou um pajem. Assim como, não ter nenhum dos dois. Nesse momento, eles podem trazer as alianças para o noivo. Caso queira presenciar essa parte, eles podem entregar quando ocorrer a troca de alianças.

Daminha de honra no meio e dois pajens um de cada lado segurando a mão dela e balões vermelhos em formato de coração.

A parte que derrete os corações dos convidados. (Reprodução/Pinteres)

5 – Florista

Sabemos que a noiva está prestes a entrar quando a florista chega jogando as flores. Preparando o terreno para a parte mais esperada.

6- Noiva e pai da noiva

Enfim, entra a noiva com seu pai ao som da marcha nupcial. A música que toca para a noiva é exclusiva. O noivo pode ter uma exclusiva para ele também, se quiser. Ademais, se ela não puder ou não quiser entrar com o pai, tem uma matéria aqui no blog falando de várias opções interessantes. 

Com todos acomodados, a pessoa destinada para fazer a cerimônia, seja um padre, um pastor ou um juiz, agradece a presença de todos que estão presenciando a união do casal e começa a cerimônia.

Alternativas:

Antes de finalizar essa parte, é necessário falar de variações que podem ter dessa ordem. Em primeiro lugar, é bem comum que os padrinhos e madrinhas sejam os primeiros a entrar ao invés do noivo e sua mãe. Além disso, é possível os noivos entrarem juntos, é só esperar todos outros entrarem antes.

Noivo e noiva de mãos dadas. Ela de vestido tomara que caia e ele de teno preto. É possível perceber que há pessoas andando atrás deles.

Como dito anteriormente, vocês dois podem mudar e adaptar a ordem do modo que se sintam mais contentes. (Reprodução/Pexels)

Saída

Com o fim da cerimônia, chega o momento da saída. A qual pode ser feita de duas maneiras:

A primeira forma é a ordem inversa de como chegaram. Dessa maneira, saem os noivos, seguidos pela florista, os pajens e as daminhas. Então, as madrinhas e os padrinhos fazem o caminho pelo corredor, logo vêm os pais do noivo e os pais da noiva. Os convidados são os últimos a sair.

A segunda forma é um pouco diferentes. Começa com os pais dos noivos saindo, depois os padrinhos e as madrinhas, as damas e os pajens e por último os noivos. Nesse caso, os noivos saem em último lugar para que todos os estejam esperando do lado de fora e possam fazer chuvas de arroz, por exemplo.

Noivo e noiva saindo da igreja.

Posto que, a cerimônia em si acabou, é hora de se despedir ou de ir para a festa. Para poderem se divertir, beber e comer. (Reprodução/Pexels)

Agora que você já sabe qual é a ordem de entrada e de saída pode se progamar mais facilmente. Sabendo que é totalmente possível mudar partes que não se encaixam na realidade sua e/ou do seu noivo. Se ficou alguma dúvida, me fala nos comentários!

Categorizado em: