Quando chega o momento de escolher o par de alianças, seja de namoro, noivado ou casamento, aparecem diversas dúvidas. Afinal, é uma peça que você vai usar por muito tempo. Por isso, precisa ser uma compra certeira, em que a aliança seja bonita, atemporal e confortável. Mas qual é a melhor: uma aliança fina, média ou grossa? Para saber a resposta, continue lendo.

Noiva mostrando o par de alianças de ouro amarelo.
Conheça as diferenças, vantagens e desvantagens. Assim, você compra com segurança. (Reprodução/Pexels)

Largura x Espessura

Em qualquer anel existe a largura e a espessura. Assim, quando estiver olhando alianças na internet, confira essas duas informações na descrição. Porque entender ambos é importante para comprar uma aliança resistente e que fique bem em você.

Primeiramente, entenda o que é a largura. Ela é a medida da distância horizontal da peça. Ou seja, quando você coloca a aliança no dedo e pensa que a aparência dela é “muito grossa”. Sendo assim, o texto de hoje é sobre a largura da aliança, se ela é fina, média ou grossa.

Par de Alianças Retas de Ouro Amarelo com Bordas em Baixo Relevo e Brilhante de Zircônia
Foto para você ver na prática a diferença entre largura e espessura, com essa aliança da Altar. Clique aqui para vê-la no site.

Enquanto isso, a espessura é a “altura” da aliança. A qual depende da quantidade de material usado para fabricar a aliança. O recomendado para não ser muito frágil, mas também não incomodar o dedo ao usar, é uma espessura acima de 1mm até 1,7mm.

Lembrando que, existe um artigo aqui no blog explicando mais detalhadamente a diferença entre largura e espessura. Bem como, mostrando como medir e escolher a largura da aliança em casa, a partir de moedas.

Aliança Fina x Média x Grossa

Fina

As alianças finas costumam ter de 2 mm a 4.0 mm de largura. São ideias para quem está em busca de um modelo delicado e discreto. Pois, não chama tanta atenção e é muito feminina. Ademais, se você gosta de usar vários anéis no dia-a-dia, ela é mais fácil de combinar. E fica bem em todos os tipos de pessoa.

No entanto, se seu tipo de emprego ou hobbie exige muito trabalho manual ou que faz você esbarrar muito o anel, pode acabar estragando ela. Nessas duas situações, considere uma aliança mais grossa.

Par de Alianças de Casamento em Ouro 18K Fina com Zircônia e acabamento Jato de Areia
Exemplo de aliança fina da Altar Alianças. Conheça ela em nosso site.

Média

Em seguida, são as alianças médias, que têm largura de 4.5mm a 6.0mm. Elas são mais versáteis. Desse modo, você pode deixá-la mais discreta escolhendo um modelo liso, ou deixá-la mais chamativa acrescentando pedras e cores diferentes.

Como se percebe, ela é um meio termo. Então, se não souber qual escolher, a média é a opção mais certeira.

Par de Alianças Retas Tricolores de Ouro Amarelo, Branco e Rosé com cravação de Brilhantes em Trilho
Modelo de aliança média da Altar. Veja ela em nosso site.

Grossa

Por fim, as alianças grossas são as de 6.5mm a 9mm de largura. São perfeitas se você curte peças maiores e mais chamativas. Visto que ela vai se destacar.

Além disso, elas são mais resistentes a impactos, por isso, elas duram mais.  Porém, se você gosta de colocar vários anéis ou pretende mais para frente ter mais alianças (como de aniversário de casamento), uma que seja muito grossa pode deixar sem espaço.

Par de Alianças de Retas com Bordas Arreondadas de Ouro Amarelo e aro Central de Brilhantes de Zircônias
Uma das alianças grossas da Altar. Para ver seu preço, clique aqui.

Agora que você já sabe as diferenças entre cada tipo de largura e espessura, pode escolher seu anel com confiança. E para ter certeza que vai comprar um aliança de qualidade, tem que ser na Altar, então confira as mais variadas opções em nosso site.

Deixe uma resposta