Qual o motivo de usar aliança? Para alguns, começar um relacionamento é sempre sinônimo de usar alianças. Não importa se é um namoro, noivado ou casamento. Do outro lado, há casais que escolhem não usar e tudo bem. Usar ou não uma aliança não é, e nunca foi uma regra…e essa atitude está mais para tradição do que para qualquer outra coisa.

A palavra, que se origina de ”alligare”, ligar-se a em latim, é bem isso mesmo: se ligar. Nesse caso, se ligar a outro alguém. Afinal, quando estamos em uma relação, nos ligamos à pessoa, nos aliamos à ela. Nada mais coerente que usar um símbolo, certo? Essa tradição, que existe há milhares de anos e tem suas raízes no antigo Egito, ainda hoje é uma das partes mais esperadas. Nos filmes, sempre nos emocionamos quando acontece a troca de alianças e na vida real isso não poderia ser diferente.

Visão superior de mão feminina segurando uma caixa de anel. Na mesa em que a mão está apoiada, há flores e convites de casamento.
Mão feminina segurando uma caixa de anel.

A emoção dessa troca sempre vem por associarmos o momento à compromisso, no sentido mais bonito que essa palavra pode ter. Ficamos comprometidos à fazer alguém feliz. Ficamos comprometidos à estar do lado dela, na saúde e na doença. E isso contagia. É para isso que usa-se esse artefato. Para mostrar ao outro e as pessoas que estão nosso redor, assim como para nos lembrar sempre olharmos para a mão, que nos comprometemos com alguém.

Além disso, a simbologia do artefato também diz muito sobre o que esperamos da relação. Um círculo não tem fim, tem? Pois é, é essa infinitude que rodeia as alianças. Afinal, ninguém entra num relacionamento esperando que ele acabe, não é verdade? E essa prática é milenar.

Recém casados segurando a mão um do outro.
Recém casados segurando a mão um do outro. 

Um momento tão especial como esse também pede alianças especiais. Foi pensando nisso que a Altar se desenvolveu. Acreditamos que casais únicas merecem exclusividade e total participação em cada detalhe que circunda a vida a dois. Você, que está planejando uma cerimônia, já deve ter passado por algumas joalherias e pesquisado bastante… mas é provável que ainda não tenha encontrado A aliança. Se esse for o seu caso, entre agora mesmo no nosso site e crie o modelo que você sempre sonhou!