O casamento é sempre uma comemoração especial. As pessoas queridas se reúnem para celebrar a união de duas pessoas que se amam. Se você já teve seu primeiro casamento e está indo para o seu segundo (ou terceiro, etc), tem que fazer ele ser memorável também! Por isso, veja dicas de como escolher entre os vestidos de noiva para o segundo casamento. Além de dúvidas, como se o vestido pode ser branco ou se deve usar véu. Continue lendo para saber mais.

Noiva ruiva com vestido decotado lilás
Para aprender como montar uma segunda festa de casamento, já temos um artigo sobre isso. Clique aqui para ler. (Reprodução/Pinterest)

Posso casar de branco?

O costume de casar de branco tem várias razões. Por um tempo, foi porque usavam tecidos de linho, que é de cor clara, depois porque algumas rainhas passaram a usar a cor e se popularizou. Além disso, o branco passou a representar a pureza e inocência da noiva.

Contudo, durante a história e em diferentes países, outras cores foram escolhidas (por exemplo, na China muitas se casam de vermelho por causa da simbologia da cor no país).

O significado de pureza do branco não é mais uma regra em nossa sociedade, continuou a ser usado realmente por causa da tradição. Também vem a questão de que o branco é mais fácil de se combinar com os acessórios e a decoração. Com isso em mente, você pode sim se casar de branco, bem como, de qualquer outra cor.

Inclusive, se não quiser ir de vestido, mas sim de macacão, tudo bem também.

Noiva vestida de rosa, buquê assimétrico e tiara de flores na cabeça. Noivo sentado na cadeira de rodas com terno florido.
Outro ponto, é que você que decide se vai usar ou não o véu novamente. Portanto, escolha se quer um que cobre todo o rosto, apenas um pedaço ou sem véu. (Reprodução/Unsplash)

Ideias de vestidos de noiva para o segundo casamento

Escolha um modelo de vestido que te represente na sua atual fase de vida. E claro, que você ache lindo e se sinta confortável. Para te ajudar nessa escolha, veja a seleção de inspirações abaixo.

1- Vestido de noiva com mangas

Para começar, uma boa ideia é escolher tecidos leves para o vestido, para ficar mais a vontade, como o tule ou musseline de seda. Além disso, fica uma graça os modelos com mangas, seja longa, curta ou 3/4. Principalmente para as mulheres mais maduras que buscam um estilo mais sóbrio.

2- Vestido de noiva colorido

Em seguida, voltando a questão da cor do vestido, existem outras opções de tons para se escolher. Entre eles, os coloridos, como o azul claro ou o azul empoeirado que fica muito delicado. Ademais, pode ser lilás, rosé, verde, seja o que preferir. Temos um artigo mostrando quais cores escolher se não quiser casar de branco, clique aqui para ler.

3- Vestido de noiva com brilhos

Se não tem vontade de usar branco, mas também não quer algo muito diferente, opte por tons próximos. Como um off white, que está na moda. Até mesmo um rosé ou pêssego. Ou, por exemplo, o champanhe, como é o caso da imagem abaixo, em que ela decidiu incrementar com brilhos, ficando encantador ao ser usado de noite.

4- Vestido de noiva justo

Depois, se os outros modelos ainda não te convenceram, que tal apostar em algo justo? Se tornou tendência os vestido de noiva sereia e não saiu mais das lojas e dos pedidos. Ele ressalta as curvas e combina com casamentos ao ar livre ou em lugares fechados.

5- Vestido de noiva curto

Outra opção, é escolher um vestido curto ou midi (altura do joelho). Sendo muito comuns em casamentos civis, eles se diferenciam da formalidade normalmente vista nos vestidos tradicionais.

No entanto, isso não significa deixar a feminilidade e beleza de lado. Pois, é possível acrescentar outros detalhes que remetam a isso, como bordados, rendas, vestido rodado… Ao mesmo tempo, se você gosta de uma imagem minimalista, há disponível no mercado modelos para todos os gostos.

6- Vestido de noiva princesa

O modelo princesa é aquele justo no busto e cintura, com uma saia volumosa que se abre até o chão. Bem desejado entre as noivas, ele traz um toque de romantismo e idealização, isto é, se sentir como uma princesa.

No caso da imagem abaixo, a modelo usa um vestido com bordados de flores, transparência e fundo de tom rosado. Desse modo, se seu sonho é casar com um estilo romântico, considere esse tipo.

7- Macacão

A lista não é de macacões para usar no casamento, mas não podia faltar essa opção na lista. Assim, você pode observar que consegue se diferenciar, passar uma imagem madura e continuar estilosa.

Afinal, não é toda noiva que quer se casar de vestido, mais do que isso, não é toda noiva que quer se casar duas vezes de vestido. A regra é: escolha o que te deixará mais feliz no seu grande dia!

Por fim, essas foram as ideias de vestidos de noiva para usar no segundo casamento. Me conta nos comentários qual é o seu preferido. Não se esqueça que além do vestido, você precisa escolher sua aliança dos sonhos também. Por isso, confira o catálogo da Altar! Aqui temos diversos modelos e você pode conversar com uma de nossas atendentes pelo WhatsApp para fazer sob encomenda.