O casamento é um passo importante e bastante sério na vida de qualquer pessoa. Por isso, não é recomendado que ele aconteça de qualquer forma, sem nenhum propósito, no momento errado e, principalmente, sem amor. Confira algumas dicas para saber a hora certa do namoro virar casamento!

Foto colorida de noivos se beijando em baixo de véu. A noiva segura um buquê de flores.
Há questões importantes para saber se é a hora certa do namoro virar casamento.

Vocês têm maturidade

A maturidade é um dos pilares para a guinada namoro-casamento. Quando não temos maturidade emocional, tudo pode ser motivo de discussão… e um relacionamento repleto de discussão não é um bom sinal. Afinal, o namoro, assim como o casamento, é para somar, e não para complicar. Se vocês enxergam maturidade emocional um no outro, o que envolve respeito, admiração e empatia, pode ser que o caminho para o matrimônio esteja curto.

Há respeito

Sem respeito NENHUMA relação vai para frente. Nenhuma. Vocês se respeitam? Respeitam os gostos e preferências um dos outro? Respeitam os sonhos e os desejos? Respeitam a família, os amigos e as profissões? Isso é muito importante. Além do respeito pelo outro, é preciso respeitar também o compromisso de vocês. Esse ponto é uma realidade nesse relacionamento? Se sim, é outro bom sinal. Além do mais, respeito está dentro da maturidade e vice-versa, concordam?

Vocês se apoiam

Apoiar o parceiro é outro grande indício de que o momento pode estar próximo! Como sabemos, um casal é formado por duas pessoas diferentes. Duas pessoas que nasceram em famílias diferentes, que foram criadas também de formas diferentes e que, portanto, tem personalidades e sonhos distintos. É claro que pode haver bastante afinidade (no sentido de serem parecidos) entre vocês, mas em algum ou outro momento vocês vão se diferenciar. E aí, estão preparados para se apoiarem?

Foto colorida de casal, no terraço de prédio, se apoiando pelas mãos com o por do sol.
O apoio mútuo é um importante aliado de um relacionamento duradouro.

Se, por acaso, você se casa com alguém que passou no concurso público dos sonhos noutro estado e o seu é criar os filhos perto dos seus pais, o que você faria? Pensem sobre tudo isso e dialoguem bastante!

Há a certeza do amor

Vocês têm certeza do que sentem um pelo outro? Não conseguem mais imaginar uma vida separados? Ter certeza do sentimento e daquilo que querem é PRIMORDIAL! O nosso conselho é: não façam nada se não tiverem certeza. Se os olhos não brilharem ao olhar para a outra pessoa. A gente sabe que o divórcio existe e que ninguém é obrigado a ficar para sempre com alguém, mas o objetivo do casamento é durar até a morte, lembra? ”Até que a morte nos separe”.

Vocês têm estabilidade financeira

Há muitos casais que se casam sem estabilidade financeira alguma e tudo bem. No entanto, tudo aquilo que é planejado tem menos chance de dar errado, você concorda? Não que o dinheiro possa ser o pilar de uma separação, mas, certamente, ele pode ser motivo para muitas discussões e noites sem dormir… e ninguém quer se casar para viver brigando e preocupado. Se não for um bom momento financeiro para vocês, que tal esperar mais um pouco (se for possível, é claro) para pensar em casamento?!

Com essas dicas em mente, fica mais fácil saber se já é a hora certa para seu namoro virar casamento. E se for, não esqueça de conferir as melhores alianças aqui, na Altar.