Você já se perguntou quando (e de onde) surgiu a tradição de usar aliança de casamento?

Essa é uma questão super interessante, apesar de muitos casais não saberem nada a respeito desse assunto. No entanto, fica aqui um aprendizado: tudo o que acreditamos deve ser investigado, ok?

Casal com alianças assinando os papeis do casamento. A mão da noiva está sobre a mão do noivo.
Casal com alianças assinando os papeis do casamento.

Bom, vamos ao que interessa. De acordo com pesquisas históricas e arqueológicas, as primeiras alianças encontradas são provenientes do antigo Egito.

Esses achados, que datam de mais de 4 mil anos atrás, são as evidências que comprovam a troca de anéis entre o casal. Para eles, um círculo sem fim significava a eternidade para a união.

Mais tarde, cerca de 2 mil anos, os gregos passaram a acreditar que o dedo anelar possuía uma veia que chegava, diretamente, ao coração.

Logo depois, esse costume foi incorporado à tradição romana e a Igreja a mantém até hoje.

Hoje, sabemos que os anéis (de compromisso) indicam um elo, um voto entre pessoas. Além dos significados de infinidade e fidelidade, a aliança também une e ”isola” o casal, sendo claramente percebidos durante a cerimônia de casamento, em que há a troca desses anéis, um dos momentos mais aguardados por aqueles que a assistem.

Par de alianças altar com textura e friso comum.
Par de alianças Altar com textura e friso comum. 

Não é interessante saber que um costume pagão foi incorporado pela religião e, hoje, é um dos maiores símbolos do casamento cristão no ocidente?

Afinal, muita gente acredita que a aliança sempre existiu no cristianismo… No entanto, essa tradição só foi agregada pela Igreja Católica no séc. 9, pelo Papa Nicolau I. E o que a bíblia diz sobre alianças não é o que a gente imagina, mas isso é assunto para outro post…

Uma questão tão importante assim deve ser única, concorda?

Em uma tradição que perpassa séculos e diferentes culturas, a mesmice não pode entrar em cena. Foi pensando nisso que a Altar se desenvolveu.

Nós acreditamos na unicidade de cada casal. Acreditamos que cada história merece exclusividade, e que seus sonhos podem sim ser realizados.

É você (e a pessoa que você ama) quem define a forma, o tamanho, os detalhes, as pedras, a textura.

Mas também, temos inúmeros modelos prontos com variedade de estilo, para agradar todos os gostos. Nos chame no WhatsApp que nossa equipe ficará feliz em ajudar.