Com os tempos modernos, é possível ter mais liberdade e independência para tomar as atitudes que deseja. Entre elas, pedir o namorado em casamento (ao invés do tradicional). Portanto, se você está buscando pedir seu namorado em casamento, mas não sabe qual o primeiro passo, este post vai te ajudar. Pois, aqui você aprenderá a escolher a aliança, preparar o pedido e mais.

Foto tirada em uma fazenda. No primeiro plano da imagem, tem um casal. Ele tem cabelo curto castanho e está vestido com calça e colete cinzas, a camisa por baixo branca e chapéu pequeno preto. Ela tem cabelo loiro liso comprido e veste vestido de casamento branco e com mangas transparente.
Você pode ser sim quem toma a iniciativa e faz o pedido. (Reprodução/Pexels)

Qual a origem dos pedidos de casamentos?

O pedido de casamento da forma como conhecemos, em que se ajoelha e faz a proposta, começou há um bom tempo atrás. Isso porque os cavaleiros costumavam se ajoelhar aos seus senhores como forma de obediência e, também, ao rezar, como forma de respeito. Dessa forma, ao pedir em casamento, a ideia é que o homem mostrasse sua obediência, comprometimento e respeito a mulher.

Por ser uma tradição antiga, é de se esperar que muitos vejam de forma estranha quando é uma mulher fazendo o pedido. Porém, de acordo com que as mulheres vão conquistando o espaço na sociedade, esta pratica se torna mais comum.

Afinal, o modo de ver o casamento mudou. Por muito tempo, o objetivo era apenas trazer herdeiros, a visão de que o casamento é o resultado de união por amor é recente. Então, é compreensível que suas estruturas mudem em vários níveis.

Com isso em mente, podemos ver:

Como preparar o pedido de casamento

1- Preparação do pedido de casamento

 

Casal em um parque. O homem está sentado em um banco rindo, ele usa touca, jaqueta preta, camisa preta, calça jeans azul. Mulher está ajoelhada do lado com uma aliança na caixa (ou seja, ela está pedindo o namorado em casamento), ela usa touca e jaqueta vinho, cachecol xadrez vermelho.
Venha ver como fazer o pedido. (Reprodução/GlobalNews)

Você encontrou o amor da sua vida, certo? E essa é uma ótima forma de demonstrar como se sente e que quer passar a vida juntos.

À visto disso, a primeira dica que eu tenho para te passar é que o pedido mostre um pouco de vocês dois. Ou seja, que mostre a personalidade dos dois. Se vocês se conheceram em uma festa e gostam de ir em festas juntos, por que não planejar uma festa em casa com amigos e famílias e no meio dela surpreender ele com o pedido? Outra opção, se vocês forem mais reservados, é criar um clima agradável em um local mais afastado, como na praia, ou numa chácara ou até mesmo em casa. Faz (ou pede) um jantar com a comida favorita de cada um, prepara uma decoração bonita e diga o pedido.

Exemplo de um pedido lindo, é o que a blogueira do Mala de Aventuras fez. Foi em uma viagem para Paris, que é um local especial para ele, que já morou lá. Ela disse para ele que um fotografo precisava de um casal para fazer um portfólio de casal. No meio da sessão de fotos, ela tirou a caixinha vermelha e fez o pedido:

A foto foi tirada em Paris de dia, de fundo está a Torre Eiffel. O casal está sentado em cima de uma pilastra, ela está de vestido mostarda e ele de camisa branca e short azul escuro, ela está de lado pedindo ele em casamento.
Um exemplo de pedido de casamento. (Reprodução/Mala de Aventuras)

Caso queira ver outras ideias criativas de pedidos de casamento, tem um post só sobre isso, aqui no blog.

2- O que falar no pedido?

Mulher e homem bebendo e conversando em um restaurante. Ambos vestem roupas pretas, ela está de vestido de alça e ele de camiseta e calça.
Você pode ser objetiva ou fazer uma declaração. (Reprodução/Pexels)

O segundo tópico, depois de ter decidido o local é decidir o que falar. Pois  bem, você pode ser objetiva e dizer “Quer se casar comigo?”, ou apenas, “Casa comigo?”. Pode dizer uma frase mais extensa, como “Tenho certeza que quero passar minha vida contigo, quer passar comigo também?”. Caso queira algo mais elaborado, elabore um discurso. Solte os seus sentimentos no papel e depois organize-os. Você pode falar de cabeça, ou ler, se for muito extenso. Bem como, gravar um vídeo com o pedido.

3- Escolhendo a aliança

Aliança de ouro da Altar Alianças.
Na Altar Alianças você pode escolher entre modelos prontos ou personalizar completamente. (Reprodução/Altar Alianças)

Por fim, há duas opções. Na primeira, após você fazer o pedido, os dois escolhem a aliança em conjunto, posteriormente. Na segunda opção, você pode já escolher previamente. Neste momento, será preciso levar em conta alguns fatores, como: quero que minha aliança seja lisa? Quero que tenha algum tipo de pedra ornamentando junto? Para descobrir essas resposta, teste bastante no nosso personalizador.

Espero que este post tenha te ajudado. Qualquer dúvida e sugestão, pode me contar nos comentários!

Comentários (2)

Deixe uma resposta