A aliança é um dos itens mais importantes na união dos casais que estão prestes a realizar o matrimônio e é muito comum que os noivos tenham muitas dúvidas na escolha das alianças. Por exemplo, o que é ouro 18k?

A maior parte dos noivos, estão comprando pela primeira vez um dos metais mais valiosos do mundo e ficam em dúvida sobre os termos utilizados nas joalherias para a escolha das alianças de casamento.

O melhor argumento para a venda das alianças acontece quando o vendedor apresenta o produto como 18k, como todos sabem que significa algo de muito valor.

A maior dúvida é o que realmente significa o 18k do ouro.

Aneis em cima de uma caixa rosa - o que é ouro 18k?
Existem outros aspectos importantes para escolher uma aliança. Aprenda em nosso guia, clicando aqui. (Reprodução/Unsplash)

O que é ouro 18k utilizado nas alianças e joias?

Primeiramente, para simplificar, precisamos primeiro entender o que significa o “K” dos 18k.

O “k” significa Quilates e é uma forma de medição da pureza do material. Podendo ser uma medida não só usada para o ouro como também para outros materiais, como as pedras.

Os quilates identificam a pureza do ouro, mas para os outros materiais a medição é feita de outra forma.

No caso das alianças de casamento, a medição é pelo ouro e o ouro puro tem 24k.

Mesmo sendo um metal muito nobre, ele é mole e flexível. Portanto, para que seja utilizado em objetos como as joias e alianças é necessário que ele passe por uma mistura com outros metais para que seja resistente.

O que acontece é que a porcentagem de ouro durante essa mistura, na qual é dado o nome de Liga Metálica, é reduzida para que entre na composição os outros metais.

O que e ouro 18k - saiba o que é o tal do 18k nas alianças de ouro!
Imagem para entender visualmente o que é ouro 18k.

Quais são as composições do ouro?

Quando falamos sobre o ouro 18k, estamos nos referindo a liga metálica que consiste em 75% de ouro puro e 25% de outros metais.

Portanto, o ouro 18k também é conhecido como ouro 750, justamente pela composição dessa liga específica.

Par de alianças ouro amarelo junto com flores pequenas
Os outros metais com que será misturado determina sua cor (seja cobre, prata, paládio, etc.) (Reprodução/Unsplash)

Quais são as variações do ouro?

Independente da alta qualidade o ouro 18k não é o único disponível para a compra nas joalherias. Existe também outras composições de ligas que não são tão puras e, por isso, o valor é diferente e menor.

Pensemos então, que o ouro 24k é a forma mais pura do metal, porém não é possível fazer uma aliança com 24k, já que o material seria facilmente deformado com qualquer impacto, mesmo que leve.

Um simples toque em qualquer superfície poderia alterar a forma de qualquer joia se ela fosse puramente feita do ouro.

Por isso, são feitas as ligas metálicas e veremos a seguir a composição dessas ligas.

Quais são as ligas metálicas mais usadas e comuns?

A primeira liga metálica mais resistente e de maior valor será a de 18k. Depois dessa combinação de metais, podemos encontrar também as de 14k que tem a composição de 58,3 de ouro puro e 41,7% de outros metais. Já as de 10k que são menos valiosas pela composição, sendo 41,7% de ouro puro e 58,3% de outros metais.

Sendo assim, podemos facilmente concluir que o ouro 18k é o mais puro e valioso para as joias e consequentemente para as alianças de casamento.

Aliança solitária no meio de uma rosa vermelha
O ouro totalmente puro (24K) é muito maleável e portanto fácil de amassar. Portanto, não é usado no dia-a-dia. (Reprodução/Pexels)

Quais são os tipos de ouro?

O que determina a coloração do ouro são as diferentes combinações de metais que formam sua liga. Quanto menos metais misturados ao ouro, mais amarelo ele é.

Existem algumas variações do ouro como o ouro branco, o amarelo e o rosé. Para as alianças de casamento, o comum é escolher o ouro amarelo por causa da tradição e simbolismo.

Enquanto isso, nos noivados é comum que os noivos optem pela escolha do anel em ouro branco. Somente na cerimônia de casamento a aliança é substituída pela de ouro amarelo.

O ouro branco é mais caro que o ouro amarelo pois, contém outros tipos de metais nobres. Como, por exemplo, o paládio e a prata.

Por que as alianças de ouro 18k são mais valorizadas?

A aliança de ouro amarelo é tão escolhida simplesmente pelos simbolismos. Ela representa a nobreza, a fertilidade e a luz. Os casais costumam preservar as tradições através desses simbolismos. O que naturalmente faz com que as alianças de 18k sejam sempre mais valorizadas por além de seu preço.

As variações de quilates determinam também o que é considerado ouro e a grande parte das pessoas não chegam nem a considerar uma joia como ouro se os quilates forem inferiores a 10k, ou quilates.

Mão feminina fabricando anel
Além disso, por ser um material que não oxida, é algo que dura a vida do casal. (Reprodução/Pexels)

Quais são as principais colorações do ouro?

A cor natural do ouro é amarelo e é assim que o encontramos no meio ambiente. Por ser o ouro mais natural é o mais valorizado e mais procurado pelos compradores.

Além disso, é muito frequente ouvir por ai pessoas vendendo joias que são folheadas ou banhadas a ouro e é importante deixar bem claro que essas peças tem apenas um revestimento do metal.

Uma joia de 18 quilates nunca será banhada a ouro ou folheada a ouro. A joia banhada a ouro tem um procedimento diferente da folheada a ouro, Isso também altera o valor do produto obtido pelos noivos.

Quanto custa uma aliança de ouro de 18k?

A variação nos valores das alianças depende da cotação do ouro no período da compra. Desse modo, como os noivos geralmente tem tempo para se programar até a data do casamento, a recomendação é que acompanhem a cotação para conseguir um valor que não seja tão caro até a data do casamento.

Par de alianças amarela, uma delas tem pedras, estão em uma caixinha branca
Na Altar Alianças tem preços para diferentes bolsos. Determinamos um valor único pela largura da aliança e se tem pedras ou não. (Reprodução/Altar Alianças)

Como saber se uma joia é mesmo de ouro?

Existem muitos revendedores e lojas de alianças de casamento, para ter garantia que não você não será enganado nem confundido por esses vendedores e acabar comprando algo de valor maior e qualidade inferior, é importante que escolha uma joalheria de confiança ou, até mesmo leve o material para uma análise de um profissional.

Agora que já entendemos os tipos de ouro que existem, suas medidas e valores podemos fazer uma compra consciente e assim conseguir optar pela alternativa que se encaixa melhor no orçamento e exigência.

Por fim, se quer uma empresa de confiança, que faz as alianças em Ouro 18K e dão certificado de autenticidade, você precisa conhecer a Altar Alianças.