Ao casar, são feitos votos de amor e compromisso. Porém, a vida acontece. Pode ser que ficou viúva ou simplesmente o relacionamento não deu certo. Afinal, às vezes para manter sua palavra de respeito a outra pessoa, é necessário estar longe dela. Sendo preciso priorizar o que é melhor para você e sua saúde mental.

Então, chega outra pessoa que te faz se sentir bem, apaixonada e decidem oficializar esse relacionamento.  A vantagem é que agora já está mais preparada e madura para lidar com as situações, com as diferenças, etc. Para que esse segundo casamento tenha uma cerimônia especial, para começarem com o pé direito, confira as dicas abaixo e tire todas suas dúvidas.

Noivos na praia abraçados.

Pode não ter “dado certo” da primeira vez. Mas ser humano é sempre tentar e ter esperança que dará na segunda, terceira…   (Reprodução/Unsplash)

Dúvidas sobre o segundo casamento

Pode casar de branco na segunda vez?

Em resumo, a resposta é sim. Na verdade, você pode vestir o que se sentir melhor, pois é o dia do seu casamento. Se quiser ir de vestido tradicional de noiva branco, macacão mais chique branco ou até mesmo em outras cores, não tem problema.

Inclusive, já fizemos outro artigo só de sugestões de cores de vestido de noiva, clique aqui para ler. Ou seja, não existem regras sobre a cor do vestido, a ideia de que o vestido branco representaria a pureza não se aplica mais aos dias atuais.

Com quem faço a entrada?

Em seguida, vem a dúvida: meu pai me entrega no altar também? Bom, isso não é uma regra nem no primeiro casamento. Você pode ir acompanhada do seu pai, da sua mãe, do(s) seu(s) filho(s), do noivo, com outra pessoa importante na sua vida e até mesmo com seu animal de estimação.

Quem convidar? A família e amigos do ex vão?

Depende muito a situação que você se encontra com seu ex e a família dele. Por exemplo, se tem muito tempo que terminaram e atualmente são amigos, seu noivo não se importa, está tudo bem. Ou se seu antigo marido faleceu, mas você manteve contato com a família (sogra, cunhados(as), não tem problema em chamar.

Em relação aos outros convidados, pode ser desde uma festa intimista (mini-wedding) só com os amigos mais próximos, quanto uma festa grande. Resta saber qual sua vontade e a do seu noivo, assim como, qual o orçamento de vocês.

Quando posso casar legalmente após meu divórcio ou viuvez?

Segundo o site Diário de Notícias, desde 2019 é possível casar logo após divórcio. Antes, era necessário os homens esperar 180 dias e as mulheres 300 dias.

Dicas para a cerimônia do segundo casamento

Invista numa decoração diferente

Para criar um ambiente diferente do primeiro, principalmente considerando que alguns convidados que participaram do primeiro estão assistindo esse, invista em outra decoração e tema. Não é uma regra, mas será interessante para criar uma experiência mais única para o novo casal e os convidados. Por exemplo, se seu primeiro casamento foi feito em um lugar fechado a noite, que tal neste segundo fazer na praia antes do pôr do sol?

Adquira um par de alianças que represente os dois

Para ter um recomeço memorável, nada melhor que ser representado por alianças incríveis. A escolha delas mostra o começo desse novo ciclo e desse novo comprometimento. Desse modo, confira o catálogo da Altar, porque temos opções diversificadas. Em que facilita para encontrar algo que seja a cara dos dois.

Por fim, o que importa é que esse seja um dia bonito e memorável para vocês dois. Desse modo, podemos entender que não existem regras, basta construir uma cerimônia que os façam confortáveis. Me conta nos comentários o que achou das dicas e se tem mais alguma dúvida!