Ao longo da história, o ouro não serviu apenas como moeda e, seu uso foi crescendo e pedindo por novos mercados. Dessa forma, surgiram várias ligas metálicas que, junto com o metal amarelo, formou diferentes tipos de ouro.

De acordo com a crença popular, os alquimistas da Idade Média foram os primeiros a misturar ouro com outros metais para conseguir cores diferentes.

Assim sendo, hoje você encontra vários tipos como, por exemplo: amarelo, rosé, branco e preto.

Alquimista fazendo anotações em seu livro
Os Alquimistas foram os primeiros a misturar metais com o ouro

Esses tipos de ouro são resultado de misturas químicas. Portanto, se você tem curiosidade para saber como cada um deles se forma, fique com a gente.

O ouro ideal para a sua aliança

O ouro puro, ou ouro fino, é um metal muito maleável e que não oxida. Por isso, há muito tempo ele é usado para os mais diversos fins.

No entanto, esse ouro puro, de 24K, justamente por ser maleável, não é o ideal para fazer joias e alianças. Afinal, um anel de ouro é facilmente amassado com um aperto de mão.

Desse modo, as melhores alianças são aquelas feitas com ouro 18K. Em resumo, esse ouro tem 75% de pureza e 25% de outros metais.

Ou seja, as alianças de ouro de 18K possuem 75% do seu peso composto por ouro e o restante é formado por uma liga metálica que ajuda a dar sustentação e força para as peças.

O que e ouro 18k - saiba o que é o tal do 18k nas alianças de ouro!

Em geral, a liga metálica é feita por metais como, por exemplo: prata, cobre, paládio, cobalto, cádmio, entre outros.

A quantidade de cada um desses metais vai determinar a cor e os diferentes tipos de ouro.

Dois homens fundindo metais
A fundição do ouro com outros metais é que vai gerar as várias tonalidades e cores de ouro

Diferentes tipos de ouro

O ouro, em seu estado puro, é bastante brilhante e de um amarelo bem vivo. Essa cor é um pouco diferente das que podemos observar em alianças de ouro.

Isso porque, como já adiantamos, os diferentes tipos de ouro são formados por uma composição de 75% de ouro mais 25% de outros metais.

Assim sendo, a coloração de uma peça é definida pelo tipo de liga metálica utilizada. Além disso, é por meio dessa liga metálica que conseguimos segmentar os diferentes tipos de ouro.

Veja abaixo uma lista com os tipos mais comuns que encontramos no mercado.

● Amarelo: ouro 24K (75%) + prata (12,5%) + cobre (12,5%)

● Branco: ouro 24K (75%) + paládio (25%)

● Rosé: ouro 24K (75%) + cobre (22,25%) + prata (2,75%)

● Vermelho: ouro 24K (75%) + cobre (25%)

● Verde: ouro 24K (75%) + prata (15%) + cobre (6%) + cádmio (4%)

● Negro: ouro 24K (75%) + cobalto (25%)

Nove alianças de cores diferentes, incluindo verde, amarelo, vermelho, rosé e branco.
Verde, Amarelo, Vermelho, Rosé e Branco são algumas das cores de ouro possíveis

Como você pode ver, para fazer as ligas metálicas mais comuns, sempre usamos 75% de ouro puro mais algum outro metal. Nestes casos, consideramos ligas para alianças com 18K de pureza, que é a qualidade mais indicada.

Algumas alianças são feitas com ouro 14K, ou seja, a liga metálica tem menos ouro na sua composição. Essas joias geralmente são mais simples e não apresentam todo o glamour de uma joia de 18K.

Além disso, fica nossa dica: se você comprar alguma aliança de uma outra pessoa, fora de joalherias de confiança, sempre atente que a peça é realmente de ouro.

Para saber se a sua aliança é de ouro, você pode fazer alguns testes caseiros como, por exemplo, aproximar a peça de um ímã forte. Se a joia tiver bastante pureza, não será atraída pelo ímã.

Tipos de ligas de ouro - tipos de ouro: conheça as diferentes cores para a sua aliança
Tipos de Ligas de Ouro

Alianças com diferentes tipos de ouro

Quando você escolher as alianças de momentos únicos e especiais como um casamento, por exemplo, vale a pena conhecer os tipos de ouro.

Assim, você pode escolher a cor de acordo com seu gosto. Se você prefere algo que seja discreto e, ao mesmo tempo, diferente, uma aliança toda em ouro branco ficará linda e diferenciada.

Ou então, você pode ainda combinar uma tira de ouro branco ou rosé junto a sua aliança de ouro amarela, mais tradicional.

Enfim, atualmente não faltam opções de combinações que não são nada básicas mas que, ainda assim, são discretas para te acompanhar para sempre.

Foto de uma belíssima aliança personalizada na altar.
Uma belíssima aliança personalizada na Altar.

A Altar é uma marca de alianças que oferece todas estas opções de cores e você pode customizar suas alianças da maneira que achar melhor, um serviço único e incrível.