Anteriormente, saiu no blog uma matéria sobre os acessórios que uma noiva costuma usar na cerimônia. Entre eles, estava o véu de noiva, adereço tradicional nos casamentos que surgiu na Grécia Antiga. Seu objetivo inicial era proteger a noiva do sol, do vento, dos insetos, bem como do mal olhado. Mais tarde, foi adotado por várias civilizações, em que se propagou como um símbolo de pureza da noiva. Para conhecer mais os tipos de véu de noiva, continue lendo este texto.

Noiva de olhos fechados com véu longo branco.
Atualmente, o véu é usado por estética. Conheça alguns e decida pelo seu preferido. (Reprodução/Pexels)

1- Catedral

Sabe quando o véu tem uma cauda que se arrasta pela igreja? Então, esse é o véu catedral. Ele se encaixa em locais grandes, por ter de 2 a 5 metros de comprimento. Ou seja, quem vai se casar no civil ou em uma igreja pequena, dê uma olhada nas outras opções.

Outro ponto, é que ele se encaixa melhor em lugares fechados. Pois, em um casamento ao ar livre o vento pode atrapalhar a noiva.

Além disso, ao se arrastar no chão ele apresenta um efeito dramático, combinando com noivas românticas e que gostam de casamentos tradicionais.

2- Capela

Em seguida, temos um véu mais democrático para quem não tem muito espaço, mas não quer perder o romantismo. O véu capela passa um pouco da cauda do vestido, chegando aos 2 metros de comprimento, no máximo.

Ademais, são mais leves, o que facilita na hora de prender no penteado. Tal como, essas características o fazem ficar mais delicados e te deixam parecendo uma princesa.

3- Valsa

O véu valsa tem o mesmo tamanho do vestido. Sendo assim, muito prático e com um caimento maravilhoso. Ideal para quem quer um mais longo, mas que ao mesmo tempo seja confortável. No caso da foto abaixo, a noiva optou por um com bordado, porém, não é uma regra, pode ser só o tule sim!

4- Ballet

Este véu, que se chama ballet, fica abaixo dos joelhos. Não é o mais comum, contudo, é isso que faz ele uma ótima escolha: é inovador. Do mesmo modo que é muito delicado. Mais do que isso, ele é recomendado para os modelos de vestidos mais retos ou colados, basicamente, os que não tem volume.

5- Ponta do dedo

Como o próprio nome sugere, ele ficará na altura das suas mãos, mais especificamente, na ponta dos seus dedos. Chegando aos 90 centímetros de comprimento. A partir daqui, os véus começam a ficar cada vez mais curtos, e assim, cada vez mais versáteis. Posto que, combinam com diferentes tipos de vestidos.

6- Cotovelo

Sendo um dos véus curtos mais elegantes, ele pode ser usado a qualquer hora do dia. Também, com variados tipos de vestidos, seja mais justo ou mais rodado. Seu comprimento é de 50 cm, em média, chegando na altura do cotovelo ou até a cintura.

7- Ombro

Se seu casamento vai ser mais descontraído, como no campo, um véu no ombro ficará lindo. Caso seja um mais formal, em uma ambiente fechado é melhor olhar as opções anteriores.

Outra característica dele, é que como é mais simples você pode combinar com vestidos mais detalhados, que têm bordados, rendas, etc.

8- Voillete

No Brasil, esse véu ficou conhecido pelo seu nome em frânces “Voillete”. Mas, em inglês ele se chama birdcage, que significa “gaiola de pássaros”. Isso se dá, pelo seu tecido parecer uma rede.

É o véu mais curto. Dependendo da sua escolha, ele pode cobrir só seus olhos, chegar na altura do seu nariz ou até seu queixo. Desse modo, é perfeito para as noivas que não gostam muito de véus ou que procuram um visual mais vintage.

9- Folha de rosto

Esse véu e o próximo, não se referem mais ao tamanho em si, mas ao estilo. Pois, o folha de rosto serve para cobrir o rosto da noiva no caminho do altar. Sendo destampado pelo pai, antes dele se retirar. Ou seja, ele pode ser mais curto ou mais longo.

10- Juliet Caps

Por fim, o juliet caps. Mais incomum de ser utilizado, ele era bem famoso no ínicio do século XX.

No entanto, sua origem se dá no século XVI, quando começou as performances de Romeu e Julietas nos teatros da Inglaterra. Por isso, se chama “Juliet Caps”, algo como “a touca de Julieta”. Na foto abaixo pode se observar como é. Ele cobre o topo da cabeça, como uma touca realmente, e têm tule nos dois lados que vão atrás das orelhas.

São muitas opções, justamente porque cada pessoa é única e tem um gosto diferente. Ademais, tem que pensar se combina com o vestido e penteado escolhido. Portanto, faça o seu top 3 dos mostrados aqui e os experimente para ver qual fica melhor.

Ah, não esquece de me contar nos comentários quais foram os seu favoritos e se tinha algum que você não conhecia. Depois, confere na Altar vários modelos de alianças maravilhosos para seu casamento.

Deixe uma resposta