Uma aliança é bem mais do que um simples anel. Isso porque, durante vários séculos foi se construindo seu valor simbólico e cultural. Então, quando vemos uma pessoa usando uma aliança, já entendemos que ela é comprometida e que fez a promessa de passar os tempos bons e ruins com alguém. Por isso, quando vai se escolher uma aliança, é preciso pensar bem e decidir por uma que represente o casal. Porém, existem tantos tipos, com formatos e acabamentos diferentes, que fica difícil decidir. Assim, o artigo de hoje será sobre as melhores alianças de prata, para você ter noção se é esse estilo é o que te fará feliz.

Aliança solitária prta em um galho de flores pequenas.
Em um post anterior (para ler, clique aqui) havia sido explicado porque escolher uma aliança de ouro. Agora, você vai ver sobre as vantagens de escolher aliança de prata. (Reprodução/Pexels)

Ademais, antes de ver a seleção de alianças, entenda melhor sobre as diferenças entre as purezas da prata e o que ela simboliza.

O que é prata 925 e 950?

A prata é um metal nobre, que tem o símbolo Ag na tabela periódica. Para ser usada em joias, é indispensável que a misture com outros metais, como o cobre e/ou latão, pois, só assim, ela consegue alcançar dureza o suficiente para que não ser amassada no dia a dia (o mesmo acontece na produção de joias em ouro). A questão é quanto desses outros metais serão necessários se misturar com ela, visto que é a partir disso que se classifica a pureza da peça.

Para uma prata ser considerada pura, é preciso que se tenha no mínimo 80% da composição só de prata. Quem determinou essa porcentagem foi o Dom Afonso II, rei de Portugal, no século XV. O que ele chamou de “Prata de Lei”.

No Brasil, as mais utilizadas e consideradas de boa qualidade são as pratas 925 e 950. Mas, o que isso significa? Bom, a prata 925 tem 92,5% de prata em sua composição e 7,5% de outros metais. Enquanto isso, a prata 950, a usada pela Altar Alianças, é feita de 95% de prata e 5% de outros metais.

Anel grosso de prata em cima de uma folha pequena na cor azul.
Muito simples, não é verdade? (Reprodução/Pexels)

O que a prata simboliza?

Enquanto o ouro simboliza o Sol, a prata simboliza a Lua. Assim, acredita-se que ela tenha uma energia feminina e seja relacionada a franqueza, fidelidade, cuidado, dedicação, pureza e dignidade;

A maioria dos casais prefere usar a prata durante o período de namoro e/ou noivado e no dia do casamento trocar por uma aliança de ouro. Pois, a “evolução” de importância das joias representaria a transição do namoro para o casamento. Contudo, você e seu noivo que escolhem se a aliança de casamento será prata ou ouro. Não é porque algo é tradição, que é uma regra.

Par de alianças de prata em cima de uma mesa branca com várias pedras de brilhante ao redor e flores ao fundo.
Ao escolher as alianças tenha em mente que ela precisa agradar apenas você e seu namorado/noivo. (Reprodução/Pexels)

Melhores alianças de prata da Altar

1 – Par de Alianças de Prata Arredondadas com Acabamento Escovado

Estas alianças têm o formato arredondado e são um pouco mais encorpadas. Desse modo, se encaixam muito bem no dedo. O que é muito conveniente, pois deixará você confortável durante seu dia para qualquer atividade manual, seja no trabalho ou no lazer.

Par de alianças de prata arredondadas com acabamento escovado e cravação do tipo olho utilizando zircônia
Este par de alianças tem acabamento escovado e brilhante de zircônia em formato de navete. Para vê-la em nossa loja, clique aqui.

2 – Par de Alianças Retas Bicolores de Prata e faixa de Ouro Amarelo

Caso você queira um detalhe em ouro amarelo, veja como combinou e ficou sútil neste anel. Além disso, ele tem no centro uma pedra de zircônia em formato circular (o qual chamamos de brilhante) trazendo toda graciosidade.

Par de alianças retas bicolores de prata e faixa de ouro amarelo com brilhante de zircônia
Para quem não despensa um detalhe em ouro, confira esta em nosso site!

3 – Par de Alianças de Prata 950 Retas com Bordas e Brilhantes

Vou te contar que este par é o meu favorito da lista. Porque os anéis foram feitos cheios de detalhes. Percebe como o anel feminino, o da direita, tem vários entalhes e uma fileira de pedras quadradas? Isso traz uma aparência muito elegante!

Par de alianças de prata 950 retas com bordas e brilhantes
Este par é totalmente refinado, adquira-o clicando aqui.

4 – Par de Alianças Tradicionais em Prata 950 Anatômicas e com Zircônia

Não mencionei anteriormente no texto, porém, uma vantagem da prata é seu preço menor. E a aliança de prata mais acessível da Altar é esta. Ela é fina, sendo perfeita para os casais que gostam de uma aparência mais discreta. Como também, para quem está acostumado a usar vários anéis, porque fica mais fácil de combinar.

Par de alianças tradicionais em prata 950 anatômicas e com zircônia
O preço é baixo e sua delicadeza é enorme. Compre o par neste link.

5 – Par de Alianças Retas com Entalhe Prata 950 com Zircônias em Trilho

Aqui você observa uma aliança mais larga e com pedras de zircônia maiores. Dessa forma, ela tem uma aparência chique, lembrando as que vemos em filmes. Essa é definitivamente um par de alianças para ficar apaixonada por toda vida.

 
Par de alianças retas com entalhe prata 950 com zircônias em trilho
Se você gosta de alianças que se destacam, veja mais sobre essa: aqui!

Bônus – Par de Alianças em Ouro Branco 18K com detalhe em Ouro Rosé

Se você adora a cor prata e de como ela fica nas alianças, mas quer fazer a transição de prata para ouro no casamento ou está a procura de um material que dure mais, que tal comprar um par de alianças de ouro branco? A cor em si continua a mesma, mudando para um metal mais nobre. Para decidir sobre isso, leia nossa matéria explicando as diferenças entre a prata e o ouro branco. Ambos tem suas vantagens e desvantagens.

Par de alianças em ouro branco 18k com detalhe em ouro rosé e entalhe recartilhado
O ouro branco é de uma elegância inesquecível! Confira em nosso site.

Agora que você já conhece as melhores alianças de prata da Altar, me conta nos comentários qual é a sua favorita e se você gostou de conhecer mais sobre esse metal tão versátil na hora de combinar.