O vestido de noiva é uma peça especial do casamento. Demanda um tempo para escolher, para ajustar e fica sempre nas lembranças do casal. Mas, o que fazer com o vestido depois da cerimônia de casamento? Para responder essa questão, depende do que você escolher. Há noivas que querem guardar, pelo valor sentimental ou para passar para as filhas, já outras doam ou vendem. Enquanto isso, têm noivas que não tem essas opções pelo vestido ser alugado. Independente de qual a sua situação, você precisa conhecer e considerar fazer o “trash the dress”. Aprenda o que é, como fazer e inspirações desse ensaio fotográfico.

Noiva andando na floresta, segurando a barra do vestido

Para criar ainda mais boas lembranças do casamento, faça o ensaio trash the dress. (Reprodução/Unsplash)

O que é o Trash the Dress?

Em 2006, uma moda surgia nos Estados Unidos: um ensaio fotográfico destruindo o vestido de casamento, chamado Trash the Dress, que em sua tradução literal seria “jogar o vestido no lixo”.

Basicamente, o ensaio é feito após o casamento ou a lua de mel, no qual a noiva estraga o próprio vestido. Seja mergulhando, jogando tinta, deitada na areia, é uma experiência divertida para usar o vestido pela última vez.

Além disso, esse ensaio será o primeiro de vocês como casados. Por isso, existe uma leveza maior, sem as preocupações de perfeição que as fotos antes do casamento exigem socialmente. O objetivo aqui é se divertir e tirar fotos espontâneas.

Contudo, no Brasil é feito uma versão mais leve do “trash the dress”, não precisando destrui-lo literalmente. Apenas aproveitando o momento e não se importando de sujá-lo ou molhá-lo. Para isso, o casal precisa se entregar no momento e estar disposto a ousar.

Noiva em cima de algumas pedras na praia

Por exemplo, uma foto sentada no chão ou molhando a barra do vestido pode entrar nesse conceito. (Reprodução/Pexels)

Inspiração: onde fazer o ensaio fotográfico “trash the dress”?

Existem diversas possibilidades para fazer seu ensaio fotográfico pós-casamento. Desde pontos turísticos, fazenda, campo, praia ou até um local especial para os dois (como onde se conheceram).

1- Na praia

Para começar, uma opção que rende fotos maravilhosas é na praia. É possível fazer poses românticas e elegantes, enquanto curte o dia com seu amor. Pode ser correndo na areia, deitados enquanto as ondas passam, dentro do mar, jogando o cabelo, entre outras poses. Além disso, uma dica é fazer as fotos a tarde para conseguir pegar o pôr do sol.

2- Na cachoeira

Em seguida, continuando as fotos na água, tem como fazer o ensaio em uma cachoeira. Criando um ambiente mais intimo, como beijando debaixo de uma cachoeira escondida. Na foto abaixo, escolheram colocar um filtro preto e branco, que parece ter saído de um filme de Hollywood.

3- Florestas

Outra opção, é fazer as fotos na floresta ou até mesmo em parque. O que lembra a contos de fada e traz um bom contraste nas fotos, da delicadeza do vestido com o rústico do ambiente. Existem poses que ficam ótimas, como caminhando ou sentada perto de uma árvore.

4- Colorido

Por fim, para lembrar que ensaios fotográficos não precisam ser sérios, que tal ter uma batalha de cores? Pode ser com fumaças coloridas e/ou tintas. As cores vibrantes, como rosa e laranja irão se destacar da formalidade do terno e do vestido branco. Tornando as imagens incríveis, bem como um dia divertido para os dois.

 

Por fim, se seu vestido for alugado, converse com a loja se pode fazer esse ensaio e mostre as fotos que pretende fazer. Algumas aceitam e deixam você ficar com o vestido por mais tempo.

Deu para ter uma ideia de como fazer o seu trash the dress? Ademais, me conte nos comentários o que achou da ideia desse ensaio e se você teria vontade de fazer um.