Não é porque o ritual do casamento já existe há tempos que ele não se reinventa. Dentre as novidades está o chamado save the date, neste artigo você aprenderá tudo sobre essa prática.

Também conhecido como “reserva de data” ou “salve a data” esse será o primeiro contato que os convidados irão ter com o que está sendo preparado para o grande dia.

Por isso, dar uma atenção a ele já pode deixar todos com aquele gostinho de quero mais e vontade que o dia chegue logo.

Em outras palavras, o save the date é um convite não oficial que comunica aos convidados sobre o evento com antecedência.

O objetivo é que, dessa forma, os convidados possam se organizar para conseguir comparecer e aproveitar à festa.

Convite preto de save the date
Com o pré-convite, você garante que seus convidados tenham mais tempo para se organizarem para o casamento. E confirmarem ou desmarcarem com antecedência.

Sumário

O que significa save the date?

Tal como o nome indica em inglês, um Save The Date significa literalmente “reservar a data”, tendo por objetivo comunicar com bastante antecedência um determinado evento, neste caso o dia do seu casamento.

Embora possa ser utilizado para diversas ocasiões, como aniversários, batizados, despedidas de solteiro(a), noivados e outras festas e eventos, são mais comuns em matrimônios.

No entanto, para facilitar o entendimento, ele nada mais é que um pré-aviso ou pré-convite, o que não substitui um convite formal quando assim o é exigido, ok?

Save The Date é enviado aos convidados com o objetivo claro de avisá-los sobre a data do evento.

Neste caso, a data definitiva da cerimônia ou o anúncio oficial do noivado – para que os mesmos possam marcá-la em suas agendas.

Sendo uma grande ajuda para começarem a organizar-se para o grande dia.

Convite branco de save the date em formato de polaroid
Não é uma regra que você precisa mandar save the dates, mas é bom principalmente quando você precisa de confirmações com antecedência.

Por que fazer?

Muita gente pode pensar que ele é uma coisa dispensável, mas no mundo dos casamentos ele veio para ser mais um item de personalização da cerimônia.

Além, é claro, de servir como um aviso tanto do evento que irá acontecer, como a sua data. Através do save the date, familiares e amigos distantes podem se planejar.

O save the date serve também para os noivos que farão um “destination wedding”, ou seja, um casamento onde todos os que forem comparecer precisarão viajar para algum lugar.

Mas ele não é restrito a esse tipo de casamento. Ele pode ser feito para qualquer tipo.

Outro motivo para fazê-lo é que ele ajuda com relação à lista de convidados, já que recebendo o save the date, as pessoas podem confirmar ou não a presença.

Imagem de convites escrito save the date
E aí, você irá mandar um save the date?

Útil, criativo e original

É uma forma criativa de informar aos seus entes queridos sobre a data do casamento, assim, envolvendo-os desde o início.

Sendo ideal para os noivos que casam num feriado, em época de férias, num fim de semana prolongado ou em alguma outra data especial.

Dando o tempo necessário para os seus convidados se organizarem para participar.

É também muito útil para quem tem convidados que vêm de longe ou têm mais compromissos, que precisem, por exemplo, comprar passagens aéreas e bancar gastos com hospedagem.

Save the date em papel
Se seu casamento se enquadra nessas condições que listamos, vale a pena mandar.

Prático

Por se tratar de uma forma mais informal de avisar que se vão casar, o Save The Date poderá ser enviado por e-mail, no WhatsApp ou através das redes sociais, sendo essa a opção mais compatível com noivos digitais.

Além disso, acaba sendo uma solução super prática: a notícia é dada na hora, muitas vezes em tempo real e nem é preciso sair de casa para fazer isso!

Assim, você terá “menos trabalho” nesta fase da organização do casamento. Não é tão mais simples responder a um e-mail do que a uma carta?

De qualquer forma, o nosso conselho será sempre pela solução impressa.

Pois além de nem todos os seus convidados estarem conectados à internet, é mais um detalhe para tornar ainda mais especial ao seu dia e servir de recordação, né?

Tela de celular com save the date aberto
Enviar de forma digital é uma boa opção para quem quer economizar no casamento.

Quando enviar o save the date?

Quando os noivos já definiram a data do casamento, o save the date já pode ser enviado.

O mais recomendado é que se envie  6 meses antes se o casamento for acontecer na mesma cidade.

Contudo, em determinados casos, quando os convidados precisam se deslocar até onde será a cerimônia, esse pré-convite tem que ser enviado com 10 meses de antecedência.

Um ponto importante é saber que o save the date não é o convite oficial do casamento, onde tem todas as informações.

Então, ele não substitui o convite. Ele é somente um lembrete.

Tela de celular com save the date aberto
Se você já tiver a data confirmada 12 meses antes, e for um local mais distante, pode enviar.

Para quem enviar?

Como ele serve como um lembrete da data, mesmo que os noivos ainda não tenham a lista de convidados inteira fechada, o pré-convite pode ser enviado para os familiares que eles querem muito que estejam presentes.

Alguns dos primeiros que devem vir em mente são os que moram longe.

Depois deles, os noivos podem pensar nos amigos que tem a certeza que irão ser convidados.

E assim, como no caso dos familiares, pensar primeiro nos que moram longe.

Imagem de convite save the date
Isto é, aquelas pessoas que você tem certeza.

O que é necessário para fazer?

Justamente por ser um lembrete, o save the date não precisa ter todas as informações, somente o necessário.

Por exemplo, o nome dos noivos, data e local onde será feito o casamento. Nesse pré-convite, os noivos podem ser bem criativos.

Geralmente, ele é no estilo do casamento, mas isso não é uma regra.

Ensaio

Assim como ensaios pré-casamento, o ensaio para o save the date é mais uma oportunidade dos noivos tirarem fotos lindas para anunciar a chegada do grande dia.

Por ser um “convite” menos formal, o ensaio pode ser nos mais diversos cenários.

Como, por exemplo, nas montanhas, jardins, restaurantes, em casa ou em algum lugar que seja bem especial para o casal.

Os looks também não precisam ser super elaborados, mas se a noiva quiser ela pode usar um vestido longo ou curto branco.

O importante é o casal estar feliz e seguro para ter a certeza de que os registros capturarão a felicidade da espera pelo grande dia.

Fotógrafo tirando foto de noivos em casamento
Essas fotos também poderão ser usadas depois no site de casamento.

Formatos

Por mais que essa seja uma tendência relativamente nova no Brasil, já existem vários formatos diferentes de save the date para os noivos escolherem.

Online

O formato que tem sido o queridinho dos noivos é o online. Até porque ele é moderno e prático.

Além disso, o save the date online dá aos noivos a possibilidade de criar o próprio ou então contratar uma empresa para fazê-lo.

E por mais que seja uma forma legal e rápida de enviar esse pré-convite é bom lembrar que não são todos os convidados que estarão acostumados com essas ferramentas digitais.

Por isso que outra opção talvez seja melhor para esses convidados.

Imagem de um celular em que na tela está um convite de casamento estilo save the date
Depende da sua lista de convidados, eles todos usam celular bem?

Impresso

Os convidados que não tem tanta interação com a tecnologia vão adorar receber o save the date impresso.

Mas escolher esse tipo também pode ser uma preferência dos noivos para manter uma unidade maior com o convite formal da cerimônia.

No caso de um save the date impresso, o mais provável é que os envie pelos correios; por isso, é importantíssimo um planejamento com antecedência.

Os noivos têm que alinhar com a empresa responsável pelo design e impressão sobre os prazos de envio. Assim, tem como evitar o corre-corre de última hora.

Convites de casamento save the date em papel
Esse é o tradicional.

Lembrancinha

Além dos tradicionais online e impresso, existe a possibilidade de transformar o seu save the date em uma lembrancinha. E quem não ama receber uma não é verdade?

Se esse pré-convite for um presente, ele pode ser um ímã de geladeira, um marcador de livro, calendário, pen drive com algumas músicas que irão tocar no casamento, ou até mesmo uma caixa de docinhos.

As possibilidades de lembrancinha são infinitas, e assim como os outros dois formatos, ela pode ter a ver com o estilo da cerimônia ou ser relacionada com algum aspecto marcante do casal.

Caixinha com calendário mostrando a data de casamento dos noivos
Essa é uma escolha bem legal para os padrinhos!

Vídeo

Outra possibilidade para aqueles que amam registrar tudo é fazer um vídeo.

Da mesma forma como no ensaio, aqui, os noivos podem escolher qualquer lugar ou então pedir ajuda dos profissionais que farão a filmagem.

No vídeo, os noivos podem contar a história de amor deles ou fazer imagens belas em paisagens de tirar o fôlego de qualquer um. Quem escolhe esse formato é mais fácil enviar pelo celular ou e-mail.

O melhor de tudo é que independente do formato que os noivos escolherem, o save the date pode ser posto em qualquer tipo de casamento, do rústico aos mais tradicional.

Outra dica é tentar fazer com que a caligrafia do pré-convite seja a mesma do convite oficial do casamento para que a papelaria da cerimônia tenha uma unidade e um visual homogêneo. Mas isso não quer dizer que ele tenha que ser igual ao convite.

Por fim, me conte nos comentários o que achou dessas dicas!