Qual a diferença entre Quilates e Kilates?

Arrow

Na Grécia Antiga, quando queriam pesar as joias eles usavam o método de comparação.  Então, uma moeda de ouro era equivalente ao peso de 24 sementes da árvore “alfarrobeira”, a qual chamavam de quirátion (que significa “pequeno corno”, por causa de seu formato).

Origem

Arrow

Quilates

Quilates (ct) é o peso em gramas das pedras preciosas. Levando em consideração que 1 quilate são 0,2g, vamos supor que você encontra um diamante de 4 quilates! Isso significa que esse diamante pesa 0,8g.

Kilates

Kilates (K) é a medida de pureza do ouro. Bom, quando um ouro é puro diz que ele tem 24 partes de ouro. Ou seja, 24 partes é igual 100% de ouro. Mas o ouro puro é muito maleável ser usado em joias. Assim, mistura ele com outras ligas metálicas.

Você deve ter reparado que no mercado das joias, principalmente das alianças, é comum dizer "Ouro 18K" ou "Ouro 750". Isso significa que ele tem tem 75% de ouro puro, mais 25% de outras ligas metálicas  (como: cobre, prata, etc.).

Então, o Ouro 18K é...

Arrow

Veja outros kilates:

Ao comprar joias, você também pode ver: - Ouro 16K: 66,6% ouro e 33,4% liga metálica. - Ouro 14K: 58,3% de ouro e 41,7% de uma liga metálica. Porém, o melhor é o Ouro 18K!