Um casamento na praia é um dos sonhos mais comuns entre os noivos, principalmente entre as mulheres. Isso porque, a praia tem um componente místico que, apesar dos avanços que existem no mundo, nunca deixa de nos surpreender. É o local que faz com que o casal se apaixone e que, ao mesmo tempo, possa oferecer um espetáculo incomparável a todos os convidados. No entanto, esse sonho pode se tornar um verdadeiro pesadelo se não houver organização o suficiente para fazer isso dar certo. Neste artigo, a Altar vai te dar o passo a passo sobre tudo você precisa saber sobre casamento na praia para organizá-lo da maneira correta.

Foto colorida de casal correndo em praia. Eles estão vestidos de noivos e o dia está acabando.
Um casamento na praia exige maior organização.
  • Passo 1. Obter uma autorização (se necessário)
  • Passo 2. Cuidar da organização
  • Passo 3. Definir um estilo de decoração
  • Passo 4. Escolher um vestido ideal para o local
  • Passo 5. Resolver a questão do buffet

Saiba as principais perguntas que você deve se fazer ao organizar um casamento.

Passo 1. Obtenha uma autorização

Se você vai realizar a cerimônia/festa num restaurante à beira mar, é óbvio que esse estabelecimento já tem a licença para esse tipo de evento. No entanto, se o sonho é realizar tudo isso na areia da praia, pode ser que haja a necessidade de uma autorização especial, uma vez que podem existir diferenças de região para região. Por isso, procure se informar na prefeitura da cidade que você escolheu para esse dia, ok?

É por essa e por outras, que alguns casais veem uma cerimônia (simbólica) informal como solução. Uma vez que a presença de um representante legal ou religioso, é pré-requisito para o casamento formal. Em qualquer caso, é preferível obter a ajuda da prefeitura e/ou do cartório/igreja para te orientar sobre todo esse processo. Assim, recomendamos que trate da organização com a maior antecedência possível, para evitar situações de stress mais próximo da data do casamento, se existir algum imprevisto.

Foto colorida de casal recém casados na praia. O noivo está segurando a cintura da mulher e olhando fixo em seus olhos.
Algumas regiões podem exigir autorização para a realização de casamentos na praia.

Passo 2. Cuide da organização

Um casamento na praia traz uma sensação de tranquilidade e de relaxamento, não é verdade? Mas pode não ser bem assim, pelo menos para alguns! Isso, porque tudo deve ser alinhado e preparado para todas as adversidades possíveis: chuva repentina, ventos fortes, curiosos, pássaros defecando, frio demais, calor demais, tempestade de areia…

Recomendamos que o casamento não aconteça no verão e tampouco no inverno. No verão sabemos que as praias (pelo menos as mais famosas) estarão sempre cheias, e no inverno, estarão frias demais. Apesar de existirem praias mais reservadas e tranquilas, é sempre arriscado organizar um evento dessa natureza nesses períodos de tempo, não se esqueça disso!

Ao mesmo tempo, os casamentos realizados no início ou final do verão, assim como na primavera podem ser momentos realmente mágicos, especialmente se optar pelo entardecer, com o céu como uma paleta de cores realmente arrebatadoras. Já imaginou como vão ficar as fotos?! Um sonho! Além disso, a temperatura será muito mais agradável.

Também é importante considerar o número de convidados. Para uma celebração desse tipo, o melhor é um casamento íntimo, sem muitos convidados.

Depois disso, é hora de começar a pensar nas infraestruturas que farão tudo isso funcionar bem. Inclusive, a proximidade a um hotel, restaurante ou bar, ou até mesmo um local para alojamento dos hóspedes, é quase essencial para a logística, viu?! Especialmente se houver convidados que vêm de longe!

Passo 3. Defina um tipo de decoração

Os casamentos na praia trazem consigo uma decoração especial, que também está sujeita à liberdade do conceito do mar. E, dentro dos temas possíveis, destacamos a atmosfera marítima baseada em cores claras, com branco como o tom principal, bem como elementos decorativos que se referem à vida no litoral.

Da mesma forma, móveis vintage espalhados pela areia, frutas, velas, tecidos finos, guarda-chuvas, toldos, tapetes de bambu ou de madeira, são elementos decorativos perfeitamente associados à praia.

Assim, os convites são especialmente importantes nesse tipo de evento. Afinal, eles devem especificar o tipo de casamento e o dress code do mesmo, muito diferente do resto das celebrações.

Vista de cima do local e da decoração de um casamento celebrado na praia. As cadeiras são brancas, o tapete é de madeira e há muitas flores enfeitando o caminho.
A decoração de um casamento na praia, geralmente, é mais simples e repleta de elementos característicos da região.

Passo 4. Escolha um vestido apropriado

Quase todos os casamentos na praia inspiram uma filosofia diferente da que é inspirada pela cidade. Nele, a informalidade, o conforto e a espontaneidade são as características marcantes.

Sendo assim, você pode retratar esse lado usando um vestido esvoaçante, de cor clara, romântico e com um toque mais boho. Aposte ainda em vestidos de rendas, tecidos como o linho, e acessórios, tais como coroas de flores e elementos handmade. Tudo para expressar esse sentimento de pureza, paz e liberdade inerente à praia e à vida na costa marítima. Embora, obviamente, qualquer estilo seja bem-vindo e muitas noivas optem por vestidos mais clássicos, é importante gerar alguma coerência, para que os estilos não se choquem, concorda?

Além disso, será que um vestido princesa, com cauda e saia rodada combinam com areia? Pense sobre isso!

O noivo, por sua vez, pode optar peças claras e da mesma natureza do vestido da noiva. Quanto ao resto dos convidados, um protocolo informal pode ser estabelecido para que todos usufruam da celebração de maneira confortável.

Passo 5. Pense na questão do buffet

No geral, recomendamos que você aposte em pratos mais leves e frescos, a fim de coincidir com a atmosfera e proporcionar conforto, ok?

Além de todas essas dicas, é importante que você também tenha atenção em relação à limpeza do local depois da celebração. Nada de deixar tudo sujo e prejudicar natureza, por favor!

Deixe uma resposta